Comunicação e Saúde – 1ª Oferta

multfio_admin 17 de abril de 2024


p { font-size: 16px; }

O curso explora a interação entre comunicação e saúde pública no contexto brasileiro. Abrangendo seis formas de comunicação, desde a intrapessoal até a extrapessoal, discute como a comunicação influencia as políticas públicas de saúde e as práticas de gestão. Os objetivos incluem apresentar conceitos-chave, analisar a inserção da comunicação em políticas de saúde e discutir desafios práticos. Os estudantes são incentivados a refletir sobre a importância da comunicação na promoção da saúde e na resolução de emergências sanitárias, entre outros aspectos importantes.

 

Objetivos

 

  • Objetivo geral do curso: Refletir sobre a inserção da comunicação nas políticas públicas de saúde.
  • Objetivo Específico 1: Apresentar os conceitos-chave do campo da Comunicação e Saúde, seus aspectos históricos no Brasil e sua relação com os princípios do SUS.
  • Objetivo Específico 2: Analisar a inserção da comunicação e saúde em todo o ciclo das políticas públicas de saúde.
  • Objetivo Específico 3: Discutir exemplos práticos de desafios comunicacionais na saúde (emergências sanitárias; mediação de conflitos; promoção da saúde; gestão da saúde; comunicação interprofissional e interpessoal).
Inscrição Ir para curso

Carga Horária

15h

Período de Inscrição

03/06 a 30/08/2024

Período de Oferta

03/06 a 31/08/2024

Vagas

5000

Nível

Curso Livre

Modalidade

A Distância (EAD)

table.comBordaComplexa tr { border: 0px solid #FFFFF0; border-bottom: 2px solid #E6E6E6; background: #F2F2F2; }

Conteúdo programático

 

1. Formação e Características do Campo da Comunicação e Saúde no Brasil.

2. Conceitos-chave do campo da Comunicação e Saúde, seu desenvolvimento histórico no Brasil e sua relação com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).

3. Comunicação nas Políticas Públicas de Saúde: inserção da comunicação em todas as etapas do ciclo das políticas públicas de saúde.

4. Desafios e Perspectivas Comunicacionais nas Práticas de Saúde: emergências.

5. Sanitárias, gestão da saúde, comunicação interpessoal e interprofissional.

Atividades

A avaliação será realizada por meio de teste de múltipla escolha.

Público-alvo

Servidores e trabalhadores do Ministério da Saúde. Curso realizado em Parceria com Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas(CODEP) do Ministério da Saúde.

Certificação

Certificado digital com verificação de autenticidade 100% gratuito. Ao concluir o curso, com aproveitamento mínimo de 50%, basta acessar sua área logada no portal e emitir seu certificado de conclusão.