Nós na Rede
Educação Permanente para a Rede de Atenção Psicossocial no SUS



SOBRE O PROJETO
Acreditamos na potência do trabalho em rede
O Projeto Nós na Rede é uma iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/Brasília), com as Escolas Técnicas do SUS e com as Escolas de Saúde Pública que visa fortalecer a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) por meio da educação permanente de profissionais de saúde. Com foco na atenção integral às pessoas que fazem uso prejudicial de álcool e outras drogas e às pessoas em sofrimento mental e em conflito com a lei, o projeto busca qualificar a atuação dos trabalhadores da RAPS, promovendo práticas alinhadas aos princípios da redução de danos e do cuidado em liberdade.
Objetivo do projeto
Ofertar um curso de atualização para os profissionais da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de todos os estados do país, totalizando 42 mil vagas para profissionais de nível universitário, técnico e médio. O curso será estruturado em dois eixos centrais: Atenção Integral às pessoas em sofrimento mental e em conflito com a lei; e Atenção Integral às pessoas que fazem uso prejudicial de álcool e outras drogas;
Nossa proposta
O projeto apresenta uma proposta de educação permanente em larga escala, com 120 horas e modelagem híbrida, voltada à qualificação do cuidado ofertado pelas equipes da RAPS, para atenção integral às pessoas em sofrimento mental, na perspectiva da atenção psicossocial e desinstitucionalização.
As 120 horas do curso são divididas em 90 horas de Ensino à Distância (EaD) e 30 horas de encontros presenciais.
A iniciativa
O projeto é uma iniciativa do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (SGTES/MS), juntamente com a Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (SAES/MS) e Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS/MS), em parceria com a Fiocruz Brasília, com as Escolas Técnicas do SUS e com as Escolas de Saúde Pública.
Política Nacional de Saúde Mental
A Política Nacional de Saúde Mental consolida-se no Sistema Único de Saúde (SUS) por meio da RAPS, que conecta diversos serviços de saúde para oferecer suporte integral às pessoas em sofrimento mental e às suas famílias. A RAPS é um marco na superação do modelo asilar, promovendo o cuidado em liberdade e o protagonismo dos usuários.
Desafios da RAPS
O projeto surge com a proposta de traçar estratégias de enfrentamento aos nós do cuidado em saúde mental na Rede de Atenção Psicossocial. A necessidade de maior articulação com a Atenção Primária, os impactos de descontinuidade da assistência no contexto de pandemia e a precarização do trabalho em saúde mental são exemplos dos inúmeros desafios enfrentado pela rede que tem repercutido em práticas distanciadas dos objetivos e diretrizes da RAPS.
Respostas aos desafios
O Projeto Nós na Rede foi criado para enfrentar esses desafios, adotando a educação permanente como ferramenta de transformação das práticas de cuidado e de fortalecimento da RAPS. A ação está em conformidade com a Lei nº 10.216/2001, que redefiniu o modelo de assistência em saúde mental no Brasil, e com a Resolução CNJ nº 487/2023, que orienta a superação dos Hospitais de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP) e a integração dessas demandas à RAPS.
Mostra Virtual de Experiências Nós na Rede
Como estratégia inicial de mobilização local, para preparar os territórios para a chegada do projeto, foi organizada a Mostra Virtual de Experiências Nós na Rede. A Mostra teve como objetivo criar um grande acervo virtual de iniciativas de cuidado em saúde mental nos diversos dispositivos da RAPS. São 1254 relatos de experiências disponíveis.
FAQ
Principais dúvidas
Qual o público-alvo do curso de atualização “Nós na Rede”?
O curso é destinado exclusivamente aos trabalhadores da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS), preferencialmente àqueles que atuam nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), na Unidades de Acolhimento (UA’s), nas eMultis, na Atenção Primária, nas Equipes de Avaliação e Acompanhamento de Medidas Terapêuticas Aplicáveis à Pessoa com Transtorno Mental em Conflito com a Lei (EAPs Desinsti) e em outros serviços presentes no território.
Todos os estados e municípios receberão o curso em seus territórios?
No início de 2025 foi aberto o período de manifestação de interesse para os entes anunciarem a pretensão de receber o curso em seus territórios. Todos os estados do país e 2265 municípios manifestaram interesse pelo curso. Serão ofertadas pelo projeto 42 mil vagas, distribuídas ao longo de 3 ciclos formativos.
Qual o período do curso?
O curso de atualização “Nós na Rede” será ofertado em três ciclos formativos. O primeiro iniciou em agosto de 2025 com um total de 19.504 trabalhadoras matriculadas, somando 675 turmas distribuídas em todos os estados do país. O primeiro ciclo será finalizado em fevereiro de 2026 e o segundo ciclo tem previsão de início em março de 2026. As pactuação locais para a oferta de vagas para o segundo ciclo já estão ocorrendo em todo país.
Quanto tempo devo dispor para realizar o curso?
O curso tem uma duração de aproximadamente 5 meses, totalizando 5 encontros presenciais, um por mês. Para as atividades a distância, pede-se uma dedicação de 4,5 horas semanais
Sou profissional da RAPS e tenho interesse em fazer o curso. Posso participar?
Primeiramente, seu município deverá ter manifestado interesse em receber o curso no seu território. Tendo manifestado, o gestor fará a indicação dos profissionais da Rede que participarão do curso. Informe ao seu gestor do seu interesse em participar do curso para que ele possa fazer sua indicação para os próximos ciclos.


