Iniciativa reforça o compromisso com o fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial em todo o país
A segunda chamada para inscrições do 2º Ciclo do curso Nós na Rede já está aberta e segue até o dia 06 de fevereiro de 2026. A nova etapa marca a continuidade da estratégia de qualificação dos trabalhadores da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), uma iniciativa do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, conduzida em cooperação técnica com a Fiocruz Brasília, por meio do Núcleo de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas da Fiocruz Brasília, em parceria com 40 instituições de ensino, entre Escolas Técnicas do SUS e Escolas de Saúde Pública. O novo ciclo ocorrerá no mesmo formato do primeiro, com carga horária de 120 horas, sendo 90 horas a distância e 30 horas presenciais.
Municípios participantes passam por validação tripartite
Os municípios que integrarão o 2º Ciclo foram definidos a partir de um processo de validação em níveis estadual, regional e municipal, com participação das instâncias de governância do SUS em cada território, a exemplo da Comissões Intergestoras Bipartite (CIBs) e dos Grupos Condutores da RAPS. Após essa validação, cada município selecionado indicou os trabalhadores que estão aptos a participar da formação.
Com essa definição concluída, os profissionais indicados devem agora realizar suas inscrições dentro do prazo estabelecido.
Formação híbrida e expansão do projeto
O curso, que já está em desenvolvimento com o primeiro ciclo em andamento, combina teoria e prática, valorizando os saberes dos territórios e promovendo o cuidado em liberdade como eixo estruturante.
O início das inscrições para o 2º Ciclo representa um passo importante na ampliação do alcance do projeto, fortalecendo o SUS e consolidando uma rede de formação contínua para profissionais da saúde mental.
Público- alvo
O curso é voltado para profissionais da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), a exemplo dos Centros de Atenção Psicossocial – CAPS, Atenção Primária em Saúde, Unidades de Acolhimento; eMulti; e das Equipes de Avaliação e Acompanhamento de Medidas Terapêuticas Aplicáveis à Pessoas com Transtorno Mental e em Conflito com a Lei (EAP Desinst). Tem como foco na atenção integral às pessoas em sofrimento mental, fundamentada na perspectiva da atenção psicossocial e da desinstitucionalização. combina teoria e prática, valorizando os saberes dos territórios e promovendo o cuidado em liberdade como eixo estruturante.
O início das inscrições para o 2º Ciclo representa um passo importante na ampliação do alcance do projeto, fortalecendo o SUS e consolidando uma rede de formação contínua para profissionais da saúde mental.
Convidamos os trabalhadores indicados a realizar a inscrição
A equipe do Nós na Rede reforça o convite para que os trabalhadores indicados realizem sua inscrição e sigam conosco nesta jornada de aprendizagem, troca de experiências e qualificação do cuidado em saúde mental no Brasil.
O coordenador do Núcleo de Saúde Mental – NUSMAD/Fiocruz Brasília, André Guerreiro, destacou a importância dos trabalhadores para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde – SUS. Confira a seguir o convite do coordenador.
Foi indicado e precisa se inscrever? Acesse aqui o tutorial da inscrição em vídeo
