Educação permanente para quem faz a RAPS acontecer. Conheça o curso Nós na Rede


Metodologia e Organização do Curso

O curso de aperfeiçoamento Nós na Rede é o eixo central do projeto, criado para promover a educação permanente dos profissionais da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do SUS. A iniciativa propõe uma formação na perspectiva da educação permanente em saúde, em larga escala, com carga horária de 120 horas e modelagem híbrida, visando à qualificação do cuidado prestado pelas equipes. O curso está voltado à atenção integral às pessoas em sofrimento mental, alinhado à perspectiva da atenção psicossocial e do cuidado em liberdade. Serão ofertadas 42.000 vagas em todo o território brasileiro.

Organizada em quatro unidades de aprendizagem, a proposta tem como finalidade qualificar profissionais que atuam nos dispositivos da RAPS, com ênfase na desinstitucionalização e na redução de danos. Além disso, busca fortalecer o papel dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) como articuladores do cuidado na rede, ampliando sua atuação e impacto no território.

As turmas serão realizadas de forma descentralizada, de acordo com o território onde os serviços estão localizados, e serão compostas por  30 participantes. O curso terá uma carga horária total de 120 horas, divididas em dois eixos formativos:

  1. Atenção às pessoas que fazem uso prejudicial de álcool e outras drogas;
  2. Acolhimento e cuidado às pessoas com sofrimento psíquico e em conflito com a lei.

A estrutura do curso combina aulas presenciais e online, organizadas em ciclos de 20 semanas (5 meses). Desse total, 90 horas serão dedicadas a atividades a distância e 30 horas a encontros presenciais, distribuídos em seis encontros (aproximadamente um por mês).

A metodologia do curso baseia-se na Educação Permanente em Saúde (EPS), que promove a reflexão sobre as práticas profissionais e a transformação dos processos de trabalho. O projeto utiliza dispositivos pedagógicos que incentivam a aprendizagem experiencial, a cooperação e a colaboração entre os profissionais, fortalecendo a atuação em rede e a articulação com o território.

Público do Curso de Atualização

O curso é direcionado a trabalhadoras(es) de nível médio, técnico e graduados dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS I, CAPS II, CAPS III, CAPSia, CAPSad e CAPSad III), além de profissionais das unidades de acolhimento, gestores de serviços de saúde mental, integrantes da eMulti (preferencialmente psicólogos, assistentes sociais ou terapeutas ocupacionais) e das Equipes de Avaliação e Acompanhamento de Medidas Terapêuticas Aplicáveis à Pessoas com Transtorno Mental em Conflito com a Lei (EAPs). Também estão incluídos profissionais de outros serviços que integram a RAPS no território, como os Serviços Residenciais Terapêuticos (SRTs) e as Equipes de Atenção Básica.

Resultados Esperados

O curso Nós na Rede tem como objetivo principal qualificar os profissionais da RAPS na perspectiva da desinstitucionalização e da redução de danos, fortalecendo o papel dos CAPS como articuladores do cuidado na Rede e promovendo sua presença ativa no território. Além disso, busca reorganizar os fluxos e práticas das equipes, promovendo iniciativas inovadoras que fomentem mudanças significativas na vida e na inserção social dos usuários.

Ao final do curso, espera-se que os participantes estejam capacitados para:

  • Reconhecer-se como sujeitos de direitos e atores políticos na construção de uma saúde mental mais justa e humana;
  • Cuidar em liberdade, orientando sua atuação por uma concepção ampliada de atenção psicossocial e direitos humanos;
  • Atuar em perspectiva antimanicomial, construindo redes intra e intersetoriais para projetos de cuidados emancipatórios;
  • Refletir criticamente sobre as lógicas históricas que moldam as práticas de cuidado;
  • Mobilizar recursos comunitários para promover o cuidado integral;
  • Problematizar a complexidade do uso problemático de álcool e outras drogas;
  • Avaliar a gravidade dos casos e construir projetos terapêuticos singulares;
  • Analisar os determinantes sociais no contexto da atenção psicossocial;
  • Aprimorar o trabalho em equipe, superando estigmas e ampliando a autonomia dos usuários.

Mantenha-se informado com as últimas notícias e atualizações sobre o Nós na Rede e o campo da saúde mental.