Ministério da Saúde e Fiocruz recebem cursistas para Aula Magna do programa Nós na Rede 


O Ministério da Saúde, em parceria com a Fiocruz Brasília e com as Escolas de Saúde do SUS, promoveu uma aula magna, no dia 18/08/2025 com o objetivo de recepcionar os cursistas do Nós na Rede. Transmitida ao vivo pelo Canal do DataSUS, a aula contou com a presença do Secretário Adjunto da Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (SGTES/MS) Saúde, Jersey Timoteo, Diretor do Departamento de Gestão da Educação na Saúde (DEGES/SGTES/MS), Fabiano Ribeiro Santos, da Coordenadora-Geral de Ações Estratégicas de Educação na Saúde da Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (CGAES/DEGES/SGTES/MS), Erika Rodrigues de Almeida, do Diretor do Departamento de Saúde Mental Álcool e Outras Drogas – DESMAD/SAES/MS, Marcelo Kimatti, da – Diretor do Departamento de Prevenção e Promoção da Saúde da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde , Angêla Fernandes Leal da Silva, da Diretora da Fiocruz Brasília Maria Fabiana Damásio Passos, da Diretora da Escola de saúde do Tocantins, Raimunda Fortaleza, e da diretora da Escola Municipal de Saúde da cidade de São Paulo,  Claudia Regina de Moraes e Abreu., 

A condução da mesa de abertura foi realizada pela Coordenadora-Geral de Ações Estratégicas de Educação na Saúde da Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (CGAES/DEGES/SGTES), Erika Rodrigues de Almeida. A coordenadora destacou que Nós na Rede é uma iniciativa do Ministério da Saúde, fruto da articulação entre a Secretaria de Atenção Especializada, por meio do Departamento de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas – DESMAD, e com a Secretaria de Atenção Primaria, que em parceria com Fiocruz Brasília, desenvolve o projeto em todo território nacional. O curso está organizado em 3 ciclos formativos e ofertará um total de 42 mil vagas. Seu primeiro ciclo foi iniciado em 01/08/2025.  

A Diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio registrou a amplitude do Nós na Rede, que chega no dia 18/08/2025 a todos os cantos do Brasil, disponibilizando nesse primeiro ciclo em torno de 20 mil vagas. A diretora assinalou que “O Nós na Rede além de ser um curso, (…) é uma resposta muito robusta, potente, e que vem exatamente da força dos trabalhadores que compõem a RAPS.” Fabiana salienta ainda a importância dos muitos trabalhadores e trabalhadoras da RAPS que estão  “aqui imbuídos e imbuídas nessa grande tarefa de organizar e de melhorar o sistema de acolhimento voltado para as questões de saúde mental.” Por fim, destacou também o momento em que esse projeto se subscreve  – pós-pandemia de Covid-19, ocasião em que se presencia o aumento da incidência de casos de transtornos mentais, os quais, segundo a diretora, precisam ser devidamente acolhidos no Sistema Único de Saúde. 

Claudia Regina de Moraes e Abreu, Diretora da Escola Municipal de Saúde da cidade de São Paulo, registrou que se sentiu muito honrada por compor a mesa de abertura representando as Escolas Técnicas do SUS, as Escolas Municipais e as Escolas Estaduais, manifestando que o Nós na Rede é uma oportunidade valiosa de compartilhamento de saberes e práticas. A diretora registrou que o Ministério da Saúde “através desse projeto reafirma o papel estratégico das escolas de saúde no SUS como espaços privilegiados de educação permanente, capazes de promover o desenvolvimento de competências críticas, éticas e técnicas alinhadas aos princípios da saúde pública.”. 

A mesa temática  teve a exposição de Marcelo Kimati, Diretor do Departamento de Saúde Mental Álcool e Outras Drogas – DESMAD. O diretor   defendeu que o princípio da universalidade do Sistema Único de Saúde – SUS  conversar diretamente com a redução danos, e explica que “uma rede de cuidados que está instalada dentro do Sistema Único de Saúde – SUS não pode recusar cuidado a uma pessoa que faz uso de drogas e que opta por não interromper o uso.”  Sobre os desafios das políticas de cuidado aos usuários de álcool e outras drogas, o diretor explanou sobre a necessidade e importância de que o cuidado ao usuário de alcool e outras drogas seja centrado no indivíduo, e que é preciso transformar um Estado que pune em um Estado que cuida. 

O vídeo já teve 15.246 visualizações até o momento dessa notícia, evidenciando a importância da temática e o alcance que o projeto tem tido em todo país.  

Mantenha-se informado com as últimas notícias e atualizações sobre o Nós na Rede e o campo da saúde mental.