As equipes estaduais do projeto Nós na Rede estão finalizando o processo de pactuação com os territórios para a realização do segundo ciclo formativo. A etapa ocorre após a manifestação de interesse enviada pelos municípios entre janeiro e abril de 2025.
O primeiro ciclo, iniciado em agosto deste ano, ofertou 20.503 vagas e alcançou 19.504 inscrições. Enquanto esse ciclo segue em execução, as equipes estaduais já trabalham para viabilizar o segundo, previsto para começar em março de 2026.
Atualmente, mobilizadoras e gestores realizam articulações em âmbitos estadual, regional e municipal, especialmente junto às Comissões Intergestoras Bipartite (CIBs) e aos Grupos Condutores da RAPS. Essa etapa é decisiva para garantir a entrada do curso nos territórios, sensibilizar gestores e organizar a logística necessária para a formação.
A organização do 2º Ciclo envolve duas ações principais. A primeira diz respeito ao recebimento das indicações de trabalhadores e à definição dos locais e das datas dos encontros presenciais com os municípios participantes. Em seguida, tem início a qualificação dos dados, etapa que tem como objetivo conferir as informações dos trabalhadores, o vínculo com serviços da RAPS, bem como assegurar o cumprimento das ações afirmativas (pessoas negras, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência, pessoa trans).
O planejamento do 2º Ciclo tem exigido uma aproximação direta com os gestores municipais, sobretudo nos locais onde houve mudança de gestão desde a manifestação de interesse. Para Olívia Ugarte, Apoiadora Nacional do projeto, essa é uma fase estratégica: “O tête-à-tête com os gestores, em articulação com as CIBs, tem sido fundamental. Em muitos estados, as mobilizadoras apresentam o curso e fazem uma espécie de prestação de contas sobre o andamento do 1º Ciclo”.
Atualmente, o 1º Ciclo está acontecendo em 1.124 municípios das 27 unidades federativas. São 19.504 trabalhadores do SUS inscritos, distribuídos em 675 turmas acompanhadas por 50 equipes estaduais, um alcance nacional que fortalece a integração dos territórios e o cuidado em rede.
A segunda etapa da operacionalização começa em dezembro, quando os trabalhadores indicados serão orientados a realizar sua inscrição por meio da plataforma de Educação a Distância da Escola de Governo Fiocruz – Brasília.
Com foco no fortalecimento da Atenção Psicossocial, o projeto Nós na Rede vem se consolidando como uma das principais iniciativas de formação na área. O curso de atualização propõe novas práticas de cuidado em saúde mental, valorizando os saberes produzidos nos territórios e estimulando processos de Educação Permanente em Saúde.
A continuidade e o fortalecimento do Nós na Rede dependem diretamente do compromisso dos gestores e do envolvimento ativo dos trabalhadores do SUS. Esse engajamento é fundamental para garantir a adesão ao curso, a participação efetiva nos processos formativos e a consolidação de práticas de cuidado humanizadas nos territórios. Ao atuarem de forma integrada, gestores e equipes contribuem para ampliar o impacto da iniciativa e assegurar que seus resultados se traduzam em melhorias reais na Rede de Atenção Psicossocial.
Quer ficar atualizado do que está acontecendo na nossa rede? Acompanhe as publicações da Fiocruz Brasília no Instagram.
