Estação Diálogos

Bem-vindo ao espaço onde saberes se encontram e se transformam! A Estação Diálogos é um convite para explorar como a Comunicação e a Educação são pilares fundamentais do SUS, atravessando as suas dimensões. Aqui, você descobrirá como construir pontes entre o conhecimento técnico e o saber popular, e como processos educativos, seja com a população (Educação Popular em Saúde) ou com as equipes (Educação Permanente em Saúde), são essenciais para fortalecer o cuidado, a gestão e a transformação social.

Comunicação e Saúde (15h)

Este curso revela como a comunicação está presente em todo o ciclo das políticas públicas: desde a identificação de um problema e a montagem da agenda (seja ela formal, política ou da mídia), passando pela formulação, tomada de decisão, implementação e avaliação. Você analisará os desafios comunicacionais nas relações interpressoais (com colegas e usuários, incluindo a comunicação de notícias difíceis), na gestão (mediação de conflitos), em emergências sanitárias (enfrentando infodemia e desinformação) e na promoção da saúde (diferenciando-a da prevenção e educação). Uma reflexão essencial para alinhar as práticas comunicacionais aos princípios do SUS

Educação em Saúde (15h)

Este curso explora duas vertentes que nasceram no SUS, em diálogo com os movimentos sociais: a Educação Popular em Saúde (EPS), inspirada em Paulo Freire, que valoriza o saber popular e busca a autonomia das comunidades; e a Educação Permanente em Saúde (EPS), uma estratégia que parte dos problemas do trabalho para qualificar as equipes, integrando ensino, gestão, atenção e controle social (o “quadrilátero da formação”). Você entenderá a diferença entre elas, conhecerá a Política Nacional de Educação Popular em Saúde (PNEPS-SUS) e refletirá sobre como essas práticas fortalecem o SUS como espaço de transformação social.

Convite à ação

Vamos praticar diferentes formas de comunicar sobre saúde?

Escuta ativa

Converse com alguém sobre sua experiência com o SUS. Pratique escuta sem julgamentos. Depois, reflita “O que aprendi quando parei para realmente escutar?”


Tradução criativa:

Escolha um princípio do SUS e explique usando apenas emojis ou desenhos simples. Compartilhe em suas redes e veja se as pessoas compreendem. Não esqueça de inserir a hashtag #ReConhecendoOSUS

Advocacy digital:

Crie um post educativo sobre um direito em saúde que as pessoas desconhecem. A proposta é tornar a informação acessível e compartilhável.



Caça-mitos:

Identifique um mito sobre saúde que circula em suas redes sociais. Publique a correção com base científica, usando linguagem acessível.

 

Recursos

De Bispo do Rosário a Grada Kilomba: conheça abordagens diversas sobre saúde mental na arte  (matéria no site) 

Neste link você encontra exemplo de como a Expressão Comunicativa por meio da Arte ajuda em processos de saúde

Florescer humano: educação popular e territórios saudáveis na convivência com o semiárido. – Este vídeo apresenta duas experiências em Petrolina (PE), às margens do Rio São Francisco, que tratam de educação e saúde, no Centro Auditivo de Petrolina e no Projeto Nova Semente.

 

 

Encontros saúde, cultura, cidadania e comunicação – Durante os quatro fins de semana de Abril/24, na Estação Cultural de Tinguá, moradores, Agentes Comunitários de Saúde e lideranças comunitárias dos bairros de Tinguá, Vila de Cava e Miguel Couto, em Nova Iguaçu, RJ, participaram dos Encontros sobre Saúde, Cultura, Comunicação e Cidadania. Aqui apresentamos um documentário, como um dos resultados de um processo participativo em defesa do SUS.