Transforme sua prática e seu conhecimento em produção científica! Esta estação é seu laboratório de escrita, focado em fortalecer a cultura de sistematização no SUS. Aqui, você desenvolverá as habilidades práticas para todo o processo de elaboração de um artigo científico, desde a definição do tema até a submissão, seguindo a estrutura IMRAD (com foco inicial na Metodologia e Resultados) e prezando pela integridade científica.
Transforme sua prática e seu conhecimento em produção científica! Este curso prático de 40 horas é seu guia completo para a produção acadêmica em saúde. Ele desmistifica o processo de elaboração de artigos científicos, seguindo o formato IMRAD (Introdução, Metodologia, Resultados e Discussão), mas ensinando a escrevê-los em uma ordem diferente, começando pela Metodologia e Resultados. Você aprenderá sobre as etapas de submissão e publicação, formas de evitar plágio e a importância da integridade na escrita científica. Ideal para quem busca transformar experiências e pesquisas em artigos que fortaleçam a comunidade científica e o próprio SUS.
Que tal começar a documentar suas aprendizagens de forma sistemática?
Escolha um artigo ou livro sobre o SUS da biblioteca da trilha.
Inicie um diário digital de aprendizagens, registrando semanalmente dúvidas e reflexões sobre os cursos da Trilha (Re)Conhecedo o SUS. Use como portfólio pessoal de conhecimento.
Curso de escrita acadêmica – urso ministrado por dezessete professores especialistas sobre os mais variados temas da escrita acadêmica, sob coordenação de Rosana PInheiro-Machado, com participação de Débora Diniz, WInie Bueno, Fhoutine Marie, entre outras pessoas pesquisadoras. É voltado aos estudantes universitários e pós-graduandos, professores e demais interessados em conhecer este gênero de escrita.
Guia para a IA generativa na educação e na pesquisa – Unesco – Guia para a IA generativa na educação e na pesquisa – Unesco – A primeira orientação global da UNESCO sobre inteligência artificial generativa (IAGen) na educação pretende apoiar os países na implementação de ações imediatas, no planejamento de políticas de longo prazo e no desenvolvimento da capacidade humana para garantir uma abordagem centrada no ser humano para o uso dessas novas tecnologias, assim como a IAGen
Livro: Carta de uma orientadora: Sobre pesquisa e escrita acadêmicas, de Débora Diniz. – Neste livro a autora oferece caminhos para você transitar com tranquilidade entre tarefas que muitas vezes parecem difíceis, como: encontrar seu tema de pesquisa, abordar seu potencial orientadora, organizar seu tempo e cronograma de trabalho, superar o bloqueio diante da página em branco e a síndrome de impostora. Além da parte prática, Debora Diniz apresenta informações sobre a ética no ambiente acadêmico, o que inclui formas de lidar com temas difíceis, como abuso de poder, conflito de orientação e modos de evitar o plágio.
Inteligência Artificial e Políticas Públicas em Saúde: Palestra com Alexandre Chiavegatto sobre impactos e possibilidades da inteligências artificial nas políticas públicas em saúde, e Daniele Fonseca,que aborda sobre a inteligência artificial na escrita acadêmica
Zora Neale Hurston