APRIMORAMENTO DA GESTÃO DE TECNOLOGIAS NO SUS

PLATAFORMA DE TRADUÇÃO,
INTERCÂMBIO E APROPRIAÇÃO SOCIAL DO CONHECIMENTO

TED 43/2016 (Fiocruz Brasília – DGITIS/SCTIE/MS)  

 

 

Conheça o

Projeto

O Projeto ‘Apoio ao aprimoramento da gestão de tecnologias no sus por meio da plataforma de tradução, intercâmbio e apropriação social do conhecimento’ (AAGTS), desenvolvido pela Fiocruz Brasília, é financiado pelo Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias e Inovação em Saúde da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (DGITIS/SCTIE/MS), através do Termo de Execução Descentralizada (TED) no. 43/2016.

O objetivo geral é apoiar o aprimoramento da gestão de tecnologias em saúde no SUS, mediante o desenvolvimento de plataforma nacional de tradução, intercâmbio e apropriação social do conhecimento.

Os objetivos específicos incluem: 1) Desenvolver metodologias para produção de sínteses de evidências; análise e síntese de consultas públicas; tradução e disseminação de conhecimento na área de incorporação de tecnologias em saúde; e de implementação de tecnologias em saúde e guias de prática clínica no SUS; 2) Promover a capacitação nas guias de implementação das diretrizes clínicas e tecnologias incorporadas com gestores do SUS; 3) Elaborar sínteses de evidência sobre temas recorrentes e relevantes para a judicialização da incorporação de tecnologias em saúde; 4) Revisar instrumentos da consulta pública da CONITEC; 5) Desenvolver ferramenta de apoio à tradução e disseminação de conceitos chaves na área de avaliação de tecnologias e uso de evidências e 6) Promover a elaboração de documentos de tradução e promoção da disseminação do conhecimento sobre ações ou resultados da CONITEC.

A equipe coordenadora do projeto AAGTS é composta por Jorge Otávio Maia Barreto (coordenação geral), Everton Nunes da Silva, Maria Sharmila Alina de Souza e Viviane Cássia Pereira (coordenadores dos subprojetos).

Roadmap do projeto

Conheça os

Subprojetos

O projeto AAGTS se organiza em 4 subprojetos (RAPID, POPART, iGUIAS e CONSCIO), que abrangem objetivos específicos e metas. Os subprojetos se direcionam às etapas do processo de tradução do conhecimento: síntese, intercâmbio, aplicação e disseminação.

Os subprojetos adotam, no planejamento de suas atividades e produtos, quatro fases: 1) Planejamento; 2) Execução; 3) Avaliação e 4) Consolidação, e desenvolvem as seguintes categorias de produtos: 1) estudos de revisão sistemática; 2) diretrizes metodológicas;  3) processos e atividades educacionais e 4) produtos operacionais.

RAPID

POPART

iGUIAS

CONSCIO

Todos os direitos reservados. Fiocruz Brasília, 2019

Translate »