Educação a Distância

abril 22, 2020 10:06

Rute Nogueira de Morais Bicalho

A Educação a Distância (EaD) é uma modalidade educacional prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – Lei 9.394/1009). Além da EaD, a LDB prevê outras sete modalidades, a exemplo da educação especial, da educação do campo e da educação de jovens e adultos. Todas as modalidades previstas partem da modalidade presencial, que sempre figurou como o principal modo de organizar o conhecimento formal, sustentado na presencialidade física dos atores educativos.

A EaD é apresentada no Art. 80 da LDB, sendo o Decreto 9.057/2017 o principal documento regulamentador da modalidade. Nos termos do Decreto, a EaD é:

Modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorra com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com pessoal qualificado, com políticas de acesso, com acompanhamento e avaliação compatíveis, entre outros, e desenvolva atividades educativas por estudantes e profissionais da educação que estejam em lugares e tempos diversos.

Assim, a EaD é uma Tecnologia Educacional que apresenta modo específico de organizar o processo de ensino e aprendizagem. Ela implica usar as TIC para diminuir a distância entre os atores educativos, ter profissionais qualificados, políticas institucionais de ensino e metodologias adequadas. Por tratar-se de uma modalidade educacional prevista em Lei, o termo EaD deve ser empregado no gênero feminino e não como “ensino a distância” como é comum ouvirmos.

Apesar de a EaD ter sido prevista apenas em 1996, os primeiros cursos datam de 1728, quando o professor de taquigrafia Cauleb Phillips anúncio no Jornal Gazeta de Boston material para ensino e tutoria por correspondência. Tratava-se da primeira geração da EaD: educação por correspondência (PETERS, 2003).

Posteriormente, foram empregadas outras tecnologias como meios de produção e difusão dos conteúdos, a exemplo do Rádio, do satélite, da TV e da Internet, permitindo assim caracterizar seis gerações da modalidade até os dias atuais. As duas primeiras são marcadas pelo uso de tecnologias físicas/estáticas (material impresso) e analógicas (Rádio e TV). As demais gerações passaram ser marcadas pelo uso das tecnologias digitais (CD-ROOM, softwares), em que os materiais, antes impressos, tornaram-se audiovisuais (áudio e vídeo). Mas foi a partir da quinta geração, com o emprego popularizado da internet, que a EaD marcou sua história como modalidade legal de ensino (prevista em Lei).

À medida em a EaD passou a difundir os conteúdos usando o computador e a internet como meio, ela aumentou seu alcance, potencializando a democratização do conhecimento. A educação formal pode chegar em diferentes lugares e pessoas dispersas geograficamente, as quais passaram a se encontrar em plataformas virtuais de aprendizagem. Desde então, a EaD vem apresentando crescimento significativo, tanto nos níveis formais de ensino, quanto como cursos livres ou como complemento à formação continuada de profissionais (EaD Corporativa) (ABED, 2018).

Em especial com o uso da Internet, tem sido possível a EaD combinar diferentes mídias como o texto impresso, sons, imagens, gamificação e instrumentos virtuais interativos e não sequenciais. Com os recursos da telefonia móvel, (smarthphones, tablets), a EaD ainda inaugurou sua sexta geração. Esta, chamada de u-learning, diz da aprendizagem ubíqua, isto é, da possibilidade de poder estudar em toda a parte e ao mesmo tempo. A EaD ainda aponta para uma sétima geração com o desenvolvimento de realidades virtuais aumentadas. Todas as gerações da EaD podem coexistir. Mesmo nos dias de hoje, a primeira geração por correspondência ainda é uma realidade para parte de uma população.

Assim, podemos observar que EaD evoluiu com as Tecnologias Educacionais desenvolvidas em cada momento histórico, agregando novos formatos ao desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, e que vem influenciando também o ambiente educativo da modalidade presencial.

REFERÊNCIAS

ABED. Associação Brasileira de Educação a Distância – Censo ABED 2017/2018, 2018. Disponível em: Acesso em 21 jun. 2019.

PETERS, Otto. A educação a distancia em transição: tendências e desafios (1ª ed). São Leopoldo, RS: Editora Unisinos, 2003.


Mar Aberto abril 22, 2020 10:06




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