Tripulantes
Para que uma embarcação chegue bem ao seu destino é preciso ter bons comandantes e uma boa tripulação. Abaixo os participantes desta jornada.
“Nosso laboratório é como uma Nau… Um lugar que reúne vários pesquisadores, de diferentes áreas, para uma experiência navegante em mar aberto.”
O Laboratório de Educação, Mediações Tecnológicas e Transdisciplinaridade em Saúde (LEMTES) foi constituído na Escola Fiocruz de Governo (EFG) em fevereiro de 2015, como componente do Eixo de Integração Técnico-Científica da instituição. O desafio central que nos orienta é o de alargamento do conceito de aprendizagem, por meio da integração de conhecimentos científicos, saberes, experiências e práticas em uma perspectiva transdisciplinar.
Nesse sentido, a constituição do LEMTES como laboratório buscou valorizar a experimentação como diretriz dos processos de trabalho desenvolvidos pelo grupo. Entendemos a qualificação da educação na saúde como mediação, integração de conhecimentos e intercâmbios estruturados em um ambiente balizado pela ética da diferença. Trata-se de um posicionamento ético, político e estético que compreende a necessidade dos trânsitos para que a construção de conhecimentos possa aproximar-se das respostas mais pertinentes às problemáticas complexas.
Tal aporte teórico-metodológico requisita um ambiente de aprendizagem com intervenções agregadoras, nutrido pela cooperação e colaboração. Esses atributos, próprios das tecnologias sociais e em consonância com modelagens contemporâneas da educação formal e não formal, animam nossas investigações e vem estabelecendo as linhas mestras para o grupo. A transdisciplinaridade, adotada como princípio que objetiva compreensões ampliadas de temas comuns, transversais, tem-nos estimulado a necessidade da comunicação para além das fragmentações disciplinares.
Para que uma embarcação chegue bem ao seu destino é preciso ter bons comandantes e uma boa tripulação. Abaixo os participantes desta jornada.
Maria Fabiana Damásio Passos
maria.passos@fiocruz.br
Francini Lube Guizardi
francini.guizardi@fiocruz.br
Fernanda Maria Duarte Severo
fernanda.severo@fiocruz.br
Ana Silvia Pavani Lemos
ana.lemos@fiocruz.br
Karina Fernandes dos Santos
karina.fernandes@fiocruz.br
Evelyn de Britto Dutra
evelyn.dutra@fiocruz.br
Kellen Cristina da Silva Gasque
kellen.gasque@fiocruz.br
Argus Tenorio Pinto de Oliveira
Gleice Assunção da Silva
Acesso ao Lattes
Gustavo Pozzobon de Albuquerque Lima
José Joclilson Nascimento Silva
Juliana Rodrigues de Vargas
Juliana Sangoi
Marco Antônio Machado Filho
Stéphanie Marie Dominique Bertrand Thomas Cor Coomans de Brachene
Fabiane Ferraz
Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC
Fabio Malini
Universidade Federal do Espirito Santo – UFES
Felipe Cavalcanti
Secretaria de Estado da Saúde – SES-DF
Felipe Fonseca
UBALAB – SP
João Mattar
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP
Nelson Pretto
Universidade Federal da Bahia – UFBA
Olga Jacobina
Secretaria de Desenvolvimento Social – SEDES-DF
Rafael de Alencar Lacerda
RALEDUC Tecnologia e Educação
Ricardo Teixeira
Universidade de São Paulo – USP
Rodrigo Murtinho
Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz
Rogério da Costa
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP
Rosângela Minardi
Universidade Federal de Viçosa – UFV
Rute Bicalho
Instituto Federal de Brasília – IFB
Sarita Albagli
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT
Sérgio Amadeu
Universidade Federal do ABC – UFABC
Tel Amiel
Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP
Valéria Vernaschi Lima
Universidade Federal de São Carlos – UFSCar
Vani Kenski
Universidade de São Paulo – USP
Wagner Martins
Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz
Wania Carvalho
Secretaria de Estado da Saúde – SES-DF
Os navegantes, encantados pelo desconhecido da viagem, não perdem nunca de vista essa referência: a terra firme onde aportar, onde se realizam, novos encontros, lugar em que futuras navegações serão preparadas.
A Escola Fiocruz de Governo (EFG) realiza atividades de educação na saúde direcionadas à profissionais atuantes no SUS e nas Políticas Públicas em âmbito nacional, com ênfase na região centro-oeste brasileira. Localizada em Brasília/DF, a EFG incorpora em seu escopo de ações o desenvolvimento de práticas pedagógicas e curriculares inovadoras, com ênfase no uso de mediações tecnológicas, abordagens colaborativas, promoção da inter/transdisciplinaridade, aproximação e diálogo com o território, e valorização dos saberes da experiência do trabalhador nos processos formativos.
As atividades desenvolvidas na escola correspondem à formação em nível de pós-graduação lato e stricto sensu. Também são desenvolvidos diversos cursos de curta duração, seminários, fóruns, oficinas, encontros e seminários
As políticas relativas à formação, ao desenvolvimento profissional e à Educação Permanente dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) – tanto no nível superior como no nível técnico-profissional – são de responsabilidade do Departamento de Gestão da Educação na Saúde (DEGES/SGTES). O Departamento é vinculado à Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação da Saúde (SGTES/MS) e coordena a implantação da Política Nacional de Educação Permanente, além de planejar, acompanhar e avaliar as ações de gestão da educação que envolvem as três esferas do governo.
Para cumprir sua missão institucional de promover o fortalecimento da formação em saúde no SUS, o DEGES também promove ações de articulação e integração de órgãos educacionais, entidades de classe e movimentos sociais.