Apresentação do método de validação da matriz analítica: primeira etapa
dezembro 16, 2020 21:40
A última fase do desenvolvimento da matriz analítica compõe
um processo de validação e teste da ferramenta desenvolvida, com o propósito de
aprimorar a versão apresentada aqui. Este processo de validação foi realizado
em três fases: a primeira foi aconteceu em 2017 e em 2018. Em 2017, teve como
propósito realizar um primeiro teste de funcionamento da matriz aplicada aos
módulos educacionais do Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS (AVASUS). Na
sequência, e ainda como parte da primeira etapa, foi feito em 2018, um segundo
teste com a finalidade de usar o instrumento e experimentar a aplicação dos
critérios, elaborando recomendações de melhorias para os módulos. Realizada a
partir da análise de um curso autoinstrucional ofertado pela Escola de Governo
da Fiocruz, gerou uma segunda versão da matriz. A segunda etapa de validação
foi realizada em 2019 e visou a aplicação da segunda versão da matriz em
diferentes ofertas de cursos da UNASUS, de forma a perceber se os critérios
indicados na matriz correspondiam à avaliação dos estudantes. Por último, na
terceira fase, os resultados obtidos na aplicação da matriz na etapa anterior
foram apresentados à especialistas em desenvolvimento de cursos e webdesign,
revelando a necessidade de ajustes finais, a fim de tornar o instrumento mais
simples e eficaz do ponto de vista da sua aplicação.
Este e os próximos dois posts correspondem ao processo de
validação realizado em 2017, como parte da primeira etapa de testes. Neste
primeiro texto, a proposta é apresentar o método usado para testar a aplicação
da matriz analítica. Sendo o AVASUS uma plataforma de aprendizagem destinada
aos profissionais e estudantes da área da saúde e com o objetivo de qualificar
a formação, a gestão e a assistência no SUS, foram selecionados dez módulos
educacionais de diferentes temáticas ali oferecidos, para serem validados a
partir da ferramenta elaborada. A proposta era menos a de se ater aos
resultados da validação do módulo e mais de identificar as melhorias
necessárias na matriz.
A escolha dos módulos considerou aspectos que pudessem
viabilizar ao máximo sua avaliação, a quantidade de pessoas participantes em
cada curso e a escolha de diferentes instituições e de diferentes regiões do
país. Deste modo, os critérios de seleção incluíram: módulos abertos, número de
participantes e regionalidade. Como resultado, os seguintes módulos foram
inicialmente escolhidos:
1.Curso Introdutório para Agente de Combate às Endemias (ACE)
2.O trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) nas equipes de Atenção Básica do SUS
3.Pai Presente: Cuidado e Compromisso
4.O Sistema Único de Saúde e sua legislação
5.Curso de Teleconsultores e Telerreguladores em Saúde Mental
6.Trabalho com Grupos na Atenção Básica
7.Atenção Primária à Saúde: princípios e diretrizes
8.Doenças Crônicas nas Redes de Atenção à Saúde
9.Abordagem domiciliar de situações clínicas comuns em adultos
10.Acolhimento ao usuário com dor no aparelho locomotor
A metodologia para a análise dos módulos foi organizada em
duas etapas. Na primeira etapa cada módulo foi integralmente realizado. A
segunda etapa consistiu no preenchimento da matriz propriamente dita. Em
seguida, essas análises foram organizadas em um relatório, a fim de apresentar
resumidamente os módulos educacionais avaliados e algumas reflexões sobre a
própria ferramenta, a matriz. Os resultados de cada critério analisado são
apresentados no segundo texto do assunto Validação da Matriz AVASUS.
“Este é um texto de divulgação científica que adota uma
estética jornalística. Foi editado e produzido por Juliana Vargas com o
objetivo de divulgar uma pesquisa acadêmica realizada por Stéphanie Marie
Dominique Bertrand Thomas Cor Coomans de Brachen, no âmbito do Projeto
Avaliação e prospecção de tecnologias web para a Educação Permanente em
Saúde”.