O Astrolábio, antigo instrumento de navegação, permitia medir a altura dos astros, tendo o horizonte como referência. Com isso, os navegantes conseguiam se situar em mar aberto, ainda, ou principalmente, quando em travessias desconhecidas. Fruto da interseção de muitos conhecimentos, o instrumento representa também a confluência dos saberes humanos na experiência navegante, desenvolvida e aprimorada por muitos, ao longo de séculos.
Em analogia com astrolábio, os principais instrumentos de navegação que utilizamos são as temáticas que organizam o projeto em três frentes de atuação. A primeira se relaciona às “Experiências de formação em saúde mediadas por tecnologias WEB”, buscando construir um panorama nacional e internacional de instituições e experiências inovadoras na educação profissional em saúde. A segunda, focada na “Avaliação do Ensino à Distância na Saúde”, foi orientada para a construção e validação de uma matriz analítica para avaliação de módulos educacionais autoinstrucionais. Por fim, temos a terceira temática, centrada na noção de “Aprendizagem Colaborativa”, um conceito que intencionamos explorar, desenvolver e experimentar, principalmente no contexto de uso das tecnologias WEB.
EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO
Panorama nacional e internacional de instituições e experiências inovadoras na educação profissional em saúde, apoiadas no uso de TIC e nas diversas modalidades de EAD.
AVALIAÇÃO DO EAD
Construção e validação de uma matriz analítica para avaliação de módulos educacionais autoinstrucionais, com foco no desenvolvimento qualificado das ofertas educacionais virtuais.
APRENDIZAGEM COLABORATIVA
Desenvolvimento de estratégias de aprendizagem colaborativa, na perspectiva da democratização do conhecimento e formação de profissionais de saúde.