outubro 15, 2020 14:23
O segundo mapeamento de ofertas educacionais vinculadas ao Ministério da Saúde teve como objetivo ampliar a busca das iniciativas em diferentes plataformas, como forma de apoiar a melhoria e a qualificação dos serviços de saúde, por meio de estratégias online de formação e atividades de Educação Permanente em Saúde. Assim, os sites incluídos no estudo tiveram como característica comum o acesso online e aberto, possibilitando que qualquer pessoa com acesso à internet e interesse na temática possa acessá-los, definindo seus horários e ritmo de realização de determinada ação educativa. As tecnologias no âmbito educacional, em especial na saúde, garantem vantagens como inscrições e recebimento de certificações online, sem a necessidade de deslocamento a um lugar específico, muito embora esta tenha sido uma fragilidade de várias plataformas pesquisadas, que solicitaram envio de e-mail ou participação em editais. A maioria dos cursos identificados é assíncrona e boa parte das plataformas disponibilizam materiais e mídias complementares, tais como textos, livros, vídeos, web-aulas, web-palestras, fóruns, bases de dados e outros, que são pontos facilitadores para o acesso e democratização do conhecimento.
Por outro lado, o mapeamento identificou a necessidade de aprimoramento na organização e funcionamento dos espaços virtuais analisados. A descentralização das ofertas, pode ser um aspecto dificultador para os usuários, porque requer a navegação em diversos portais, a intermediação de buscadores, e o acesso às plataformas com diferentes modos e organização das informações e linguagens, na tentativa de localizar as ofertas de interesse. Tais aspectos podem resultar em dificuldades de acesso, e maior número de desistências por parte dos profissionais de saúde com interesse em realizar atividades de capacitação. A centralização de informações sobre as ofertas vinculadas ao Ministério da Saúde, mesmo que em um portal que direcione para cada plataforma específica, poderia responder positivamente a essas questões, e se constituir como referência na busca por parte dos profissionais e demais interessados.
Ainda, a falta de padronização das informações essenciais aos usuários. Algumas plataformas indicaram todas as informações relevantes aos interessados, em contraposto a outras que somente disponibilizaram o nome do curso. Observou-se que alguns portais disponibilizam informações relevantes, e deixam outras subentendidas. Para essa análise, dados sobre os temas, ou a temporalidade das ações de formação, foi necessário analisar o conjunto das informações e inferir a respeito das categorias delineadas. Portanto, é importante a discussão sobre a padronização de informações relevantes aos usuários. Ainda em relação a este ponto, salienta-se que a falta de clareza nas informações pode induzir o usuário ao erro.
Todas as plataformas levantadas têm vínculo com o Ministério da Saúde e, portanto, o acesso de profissionais da saúde deveria ocorrer com respeito aos princípios de transparência e publicidade, que caracterizam a administração pública. No entanto, em algumas plataformas pesquisadas, informações fundamentais sobre acesso aos cursos, cadastro e meios de realização das ações educativas não eram suficientemente claras, dificultando a compreensão. Ao longo do estudo, diversos portais se encontravam indisponíveis ou fora do ar, sem disporem de esclarecimentos ou informações a respeito de sua desativação, descontinuidade ou problemas técnicos de caráter transitório.
O trabalho desenvolvido perpassou etapas criteriosas. Para tanto, foram realizadas diversas navegações espontâneas pelos portais do Ministério da Saúde, por buscadores, e ao levantar as plataformas que seriam incluídas no mapeamento foram feitas buscas padronizadas e repetitivas em cada portal para levantamento das ofertas, o que gera uma maior confiabilidade dos dados. O instrumento (Seção 1 e 2) já havia sido aplicado anteriormente, no primeiro mapeamento em 2017, e neste segundo relatório foi feita uma atualização e readequação.
O estudo reúne links de acesso aos portais e também aos dados levantados, constituindo uma observação pontual, que demanda atualizações constantes e também a complementação de informações quanto às características pedagógicas das ofertas identificadas.
Como resultado deste segundo mapeamento, foi criado um mapa interativo que disponibiliza ofertas voltadas aos profissionais de saúde e demais interessados, com funcionalidades de busca e filtro por região, temática entre outros. Para acessar o mapa clique aqui.
O segundo mapeamento das iniciativas do Ministério da Saúde envolveu o aprimoramento do instrumento de coleta a criação de uma estratégia de busca, e o detalhamento dos resultados do levantamento das ofertas. Ambas etapas podem ser acessadas no post “Segundo mapeamento iniciativas educacionais: revisão do instrumento e estratégias de coleta” e no post “O mapa das iniciativas e ofertas educacionais do MS”, que antecedem este texto.
“Este é um texto de divulgação científica que adota uma estética jornalística. Foi editado e produzido por Juliana Vargas com o objetivo de divulgar uma pesquisa acadêmica realizada por José Joclilson Nascimento Silva com orientação de Evelyn de Britto Dutra e Francini Lube Guizardi, no âmbito do Projeto Avaliação e prospecção de tecnologias web para a Educação Permanente em Saúde”.
Mar Aberto outubro 15, 2020 14:23