Apresentação do método de validação da matriz analítica: primeira etapa

dezembro 16, 2020 21:40

A última fase do desenvolvimento da matriz analítica compõe um processo de validação e teste da ferramenta desenvolvida, com o propósito de aprimorar a versão apresentada aqui. Este processo de validação foi realizado em três fases: a primeira foi aconteceu em 2017 e em 2018. Em 2017, teve como propósito realizar um primeiro teste de funcionamento da matriz aplicada aos módulos educacionais do Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS (AVASUS). Na sequência, e ainda como parte da primeira etapa, foi feito em 2018, um segundo teste com a finalidade de usar o instrumento e experimentar a aplicação dos critérios, elaborando recomendações de melhorias para os módulos. Realizada a partir da análise de um curso autoinstrucional ofertado pela Escola de Governo da Fiocruz, gerou uma segunda versão da matriz. A segunda etapa de validação foi realizada em 2019 e visou a aplicação da segunda versão da matriz em diferentes ofertas de cursos da UNASUS, de forma a perceber se os critérios indicados na matriz correspondiam à avaliação dos estudantes. Por último, na terceira fase, os resultados obtidos na aplicação da matriz na etapa anterior foram apresentados à especialistas em desenvolvimento de cursos e webdesign, revelando a necessidade de ajustes finais, a fim de tornar o instrumento mais simples e eficaz do ponto de vista da sua aplicação.

Este e os próximos dois posts correspondem ao processo de validação realizado em 2017, como parte da primeira etapa de testes. Neste primeiro texto, a proposta é apresentar o método usado para testar a aplicação da matriz analítica. Sendo o AVASUS uma plataforma de aprendizagem destinada aos profissionais e estudantes da área da saúde e com o objetivo de qualificar a formação, a gestão e a assistência no SUS, foram selecionados dez módulos educacionais de diferentes temáticas ali oferecidos, para serem validados a partir da ferramenta elaborada. A proposta era menos a de se ater aos resultados da validação do módulo e mais de identificar as melhorias necessárias na matriz.

A escolha dos módulos considerou aspectos que pudessem viabilizar ao máximo sua avaliação, a quantidade de pessoas participantes em cada curso e a escolha de diferentes instituições e de diferentes regiões do país. Deste modo, os critérios de seleção incluíram: módulos abertos, número de participantes e regionalidade. Como resultado, os seguintes módulos foram inicialmente escolhidos:

1.      Curso Introdutório para Agente de Combate às Endemias (ACE)

2.      O trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) nas equipes de Atenção Básica do SUS

3.      Pai Presente: Cuidado e Compromisso

4.      O Sistema Único de Saúde e sua legislação

5.      Curso de Teleconsultores e Telerreguladores em Saúde Mental

6.      Trabalho com Grupos na Atenção Básica

7.      Atenção Primária à Saúde: princípios e diretrizes

8.      Doenças Crônicas nas Redes de Atenção à Saúde

9.      Abordagem domiciliar de situações clínicas comuns em adultos

10.   Acolhimento ao usuário com dor no aparelho locomotor

A metodologia para a análise dos módulos foi organizada em duas etapas. Na primeira etapa cada módulo foi integralmente realizado. A segunda etapa consistiu no preenchimento da matriz propriamente dita. Em seguida, essas análises foram organizadas em um relatório, a fim de apresentar resumidamente os módulos educacionais avaliados e algumas reflexões sobre a própria ferramenta, a matriz. Os resultados de cada critério analisado são apresentados no segundo texto do assunto Validação da Matriz AVASUS.

“Este é um texto de divulgação científica que adota uma estética jornalística. Foi editado e produzido por Juliana Vargas com o objetivo de divulgar uma pesquisa acadêmica realizada por Stéphanie Marie Dominique Bertrand Thomas Cor Coomans de Brachen, no âmbito do Projeto Avaliação e prospecção de tecnologias web para a Educação Permanente em Saúde”. 


joseema dezembro 16, 2020 21:40




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