fevereiro 11, 2021 18:25
Gleice Assunção da Silva
A aprendizagem colaborativa refere-se a processos de interação social em que os alunos trabalham em conjunto com objetivos de aprendizagem compartilhada (SCHIMITZ; FOELSING, 2018; ADEDOYIN et al. 2018; ALVARADO et al.2016; WEBB et al. 2018). Nesse sentido, caracteriza-se como uma abordagem educacional que tem como base a participação ativa dos seus membros (REZAGHOLILALANI; IBRAHIM, 2017; CARNEIRO, 2020).
A utilização das tecnologias digitais em atividades que valorizam a aprendizagem colaborativa se embasa no fato de que, ao trabalhar com os pares e em grupo de forma planejada para esse fim, a aprendizagem pode ser potencializada, trazendo benefícios e avanços a todos os envolvidos, além de proporcionar uma aprendizagem mais significativa (CIEB, 2019). Assim, por meio da dimensão sociocultural do uso das tecnologias, é possível emergir príncípios que corroboram para uma inteligência coletiva e cultura participativa nos processos de aprendizagem (JENKINS, 2009).
A colaboração enquanto metodologia pedagógica vem evidenciando melhorias nos processos de aprendizagem, sendo percebidas tanto na forma e qualidade do aprendizado, quanto nas habilidades sociais atualmente valorizadas (CAMPOS et al. 2003). As interações sociais podem colaborar com o aumento de comportamentos sociais positivos, envolvendo os membros a participarem e responsabilizarem-se pelos resultados da atividade, além de melhorar as habilidades de resolução de problemas e aumentar o nível de pensamento (LAAL et al. 2013).
Na divisão do trabalho colaborativo existe um trabalho mútuo e um esforço coordenado para a solução de problemas de forma conjunta. Nesse contexto, os participantes cooperam em um processo e mantém a colaboração como um estado, em prol do alcance de um objetivo educacional definido previamente por meio de um contrato firmado entre os participantes (BRNA,1998).
Dentre as características que corroboram para o entendimento da aprendizagem colaborativa, destacam-se: foco centrado no grupo (GASPAR, 2007); interação pessoal com base no processo de trabalho em conjunto (PANITZ, 1996); realização de atividades de forma coletiva, ou seja, a tarefa de um complementa o trabalho de outros (KENSKI, 2003); é uma construção que ocorre no âmbito das equipes por concordância e iniciativa dos seus participantes (CORTELAZZO, 2006); os parceiros constroem o conhecimento juntos (DILLENBOURG, 1999); ao trabalharem juntos, os membros de um grupo se apoiam, visando a atingir objetivos comuns negociados pelo coletivo; estabelecendo relações que tendem a não hierarquização; a liderança é compartilhada; confiança mútua e corresponsabilidade pela condução das ações (COSTA, 2006).
REFERÊNCIAS
ADEDOYIN, Adeyinka; OBARIOBE, Onungwe; SANNI, Amidu, A. O. Tahir. Development of a Web-based University Collaborative Tool for Effective Distributed Learning. AFRICAN JOURNAL OF COMPUTING & ICT, p. 33, 2018.
ALVARADO, Jose Veja; ALFARO, Agustin Francesa; RIVAS, Mario Chacón; RODRIGUEZ, Cesar Garita. Collaborative logical framework: An e-learning assesment tool in.LRN platform. Proceedings – 2016 11th Latin American Conference on Learning Objects and Technology, LACLO 2016. [S.l.]: [s.n.]. 2016.
BRNA, Paul. Modelos de colaboração. Rev. Bras. de Informática na Educação, n. 3, p. 9 – 15, set. 1998.
CAMPOS, Fernanda (Org.) et al. Cooperação e aprendizagem on-line. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
CARNEIRO, Leonardo de Andrade; GARCIA, Leandro Guimarães; BARBOSA, Gentil Veloso. Uma revisão sobre aprendizagem colaborativa mediada por tecnologias. Revista Desafios, v. 7, n. 2, p. 52-62, 2020.
CIEB. Centro de Inovação para a Educação Brasileira: Nota Técnica 8. Disponível em: http://www.cieb.net.br/wpcontent/uploads/2019/02/CIEB_NotaTecnica8_FEV2019.pdf. Acesso em: 14 abr. 2019.
CORTELAZZO, Iolanda. Ambientes virtuais de aprendizagem: possibilidade de novas formas de avaliação. In: SILVA, Marco; SANTOS, Edméa. Avaliação da aprendizagem em educação online. São Paulo: Loyola, 2006.
COSTA, Gilvan Luiz Machado. Mudanças da Cultura Docente em um contexto de Trabalho Colaborativo mediado pelas Tecnologias de Informação e Comunicação. Perspect. ciênc. inf. [online]. 2008, vol.13, n.1, pp.152-165.
DILLENBOURG, Pierre. What Do You Mean By “Collaborative Learning”? In: DILLENBOURG, Pierre. (Ed.). Collaborative Learning: cognitive and computational approaches. UK: Elsevier Science Ltd., 1999. pp. 1-19.
GASPAR, Maria Ivone. Aprendizagem colaborativa online. In: Comunidades virtuais de aprendizagem e identidades no ensino superior, p. 111-124, 2007.
JENKINS, H. Cultura da Convergência. 2. ed. – São Paulo: Aleph, 2009. p. 136
KENSKI, Vani. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas: Papirus, 2003.
LAAL, Marjan; NASERI, Azadeh Sadat; LAAL, Mozhgan; KHATTAMI-KERMANSHAHIC, Zhina. What do we achieve from learning in collaboration? Procedia-Social and Behavioral Sciences, v. 93, p. 1427-1432, 2013.
PANITZ, Ted. A definition of collaborative vs cooperative learning. 1996. Disponível em: https://wenku.baidu.com/view/4c13891fb7360b4c2e3f64e3.html. Acesso em: 10.04.2020.
REZAGHOLILALANI, Shahla; IBRAHIM, Othman. The Effects Of Collaborative Learning Tools On Students’ Performance. Contemporary Educational Technology, 2017, 8(3), 268-279.
SCHMITZ, Anja P.; FOELSING, Jan. Social Collaborative Learning Environments: A Means to Reconceptualise Leadership Education for Tomorrow’s Leaders and Universities. The Disruptive Power of Online Education: Challenges, Opportunities, Responses, p. 99-123, 2018.
WEBB, Shannon; OOSTVEEN, Roland Van; BARBER, Wendy; PERCIVAL, Jennifer; CHILDS, Elizabeth. Examining the use of Web-Based Tools in Fully Online Learning Community Environments. Universal Design & Higher Education in Transformation Congress, 30th October -2nd November 2018, Dublin Castle.
Por favor escolha um verbete acima na lista da letra C.
joseema fevereiro 11, 2021 18:25