Critérios da Matriz Hórus

janeiro 7, 2021 10:59

… o módulo dispõe de recursos que facilitam/adaptam sua interface para pessoas com deficiência.

… são contemplados os conhecimentos prévios do aprendiz, bem como se são fornecidas informações para diferentes níveis de conhecimento. De básico ao avançado.

… as informações disponibilizadas se vinculam à prática profissional cotidiana e se são atuais em termos de conhecimento científico e informações teóricas pertinentes para a área.

… o módulo aplica alguma estratégia para que os alunos organizem e gerenciem seu próprio processo no decorrer do curso.

… a avaliação é coerente com o que foi abordado no módulo e se os mecanismos de avaliação estão claros e explícitos.

… as informações estão dispostas de maneira facilmente visível, em uma estrutura de fácil memorização e sem demandas informações já disponibilizadas pelo usuário.

… o módulo utiliza estratégias, algum mecanismo para que o aluno tenha um papel central no processo.

… o módulo dispõe de mecanismos que promovem algum tipo de comunicação entre alunos.

… seria possível realizar o módulo utilizando diferentes sistemas operacionais e dispositivos.

… o módulo usa padrões tanto visual quanto de linguagem

… o conhecimento/ o conteúdo é abordado de modo que os alunos construam concomitantemente o conhecimento.

… os alunos podem controlar a execução dos recursos disponíveis, como vídeo, escolhendo quando entre parar, avançar, retroceder, adiantar por exemplo. Opções disponíveis para a navegação na interface como um todo

… há tutoriais que explicam a utilização do módulo e/ou dos recursos. As informações são fáceis de encontrar, as orientações são breves e compreensíveis.

… a interface tem um layout amigável, agradável, bem organizado e de fácil compreensão

… ao realizar uma atividade, a correção é feita de maneira rápida e clara, assim como positiva, estimuladora para continuar o módulo.

… o módulo permite que o aluno faça diferentes caminhos para a sua realização, há disponibilidade de diferentes estratégias para diferentes estilos de aprendizagem e níveis de conhecimento

… o sistema fornece informações para o usuário ao verificar algum tipo de erro, avisa antecipadamente se há algum arquivo com registro pendente ou como recuperar arquivo não salvo.

… há espaços e mecanismos para interação.

… o módulo apresenta-se com informações atualizadas e a data de sua última manutenção.

…as informações como e para quê realizar o curso são claras e visíveis.

…há estratégias e mecanismos para apoiar o aluno, para orientar e estimulá-lo a prosseguir, bem como em avançar em sua formação.

… o módulo é adaptável a partir da preferência do aluno em termos de layout, em termos de caminho para navegar no conteúdo e tipos de recursos para realizar o módulo. Considera-se diferentes estilos.

…a abordagem do módulo é baseada em questões/ problemas associados à realidade do aluno. A associação com a realidade e a prática profissional do aluno é uma base fundamental do módulo.

… há estratégias, informações que suscitam o aluno a pensar sobre as ações e os espaços de atuação, tanto de um ponto de vista político e ético, quanto no aspecto individual e coletivo.

… há estratégias, informações que suscitam o aluno relacionar o módulo realizado com a importância do conhecimento e de seu trabalho para uma comunidade específica e/ou para a sociedade em geral.

… os recursos, as atividades apresentam independência para disponibilizadas podem ser utilizadas em outros módulos.

… o módulo protege informações e dados dos alunos e mecanismos para que pessoas ou sistemas não autorizados não possam acessar ou modifica-lo.

… é possível navegar e manipular o conteúdo por diferentes caminhos, de maneira flexível.

… há espaços, estratégias e/ou mecanismos para valorizar o conhecimento dos alunos.


Mar Aberto janeiro 7, 2021 10:59




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *