outubro 15, 2020 14:41
O uso de gamificação em ambientes virtuais de aprendizagem têm sido considerado uma importante ferramenta de motivação no processo educativo. E não é diferente nas ofertas de Educação a Distância na Saúde. O que demonstra a relevância da temática como uma estratégia colaborativa com foco na promoção de práticas reflexivas e participativas, associadas ao objetivo da Meta 3. Esse estudo partiu da necessidade de compreender as práticas vigentes e propor novos caminhos a percorrer nos entrecruzamentos das tecnologias digitais, da saúde e da educação permanente dos profissionais, especificamente as práticas ligadas a gamificação no ensino on-line na Educação Permanente em Saúde. Para tanto, foi realizada uma revisão integrativa de literatura o com o objetivo de traçar o estado da arte da aplicação da gamificação no ensino on-line direcionado para profissionais de saúde.
Neste primeiro de três posts relacionados ao tema da gamificação em EAD na saúde, serão apresentadas as bases teóricas relacionadas os jogos digitais e a aprendizagem, a gamificação na educação, a gamificação do ensino em diferentes áreas do conhecimento e a gamificação na educação permanente em saúde no contexto da educação a distância.
Os jogos digitais, enquanto parte integrante das tecnologias digitais, referem-se às capacidades de influenciar o desenvolvimento humano. Desta forma, são considerados uma alternativa pedagógica, lúdica e motivadora. Quatro características são atribuídas aos jogos digitais: objetivos a alcançar; regras a cumprir; participação voluntária e feedbacks, sendo destacados também pela interatividade e imersão. No que diz respeito ao aprendizado, os jogos digitais são considerados recursos para o desenvolvimento do conhecimento, auxiliando, entre outros aspectos, nas práticas colaborativas de aprendizagem, já que possibilitam a interação social e virtual. Uma das formas de entender a maneira como os jogos digitais contribuem para a aprendizagem é por meio da associação dos conteúdos com:
Desta forma, a simulação de situações reais, associadas ao cotidiano, possibilita levar o conhecimento aplicado à prática, ou seja, os fatos, as informações e as teorias são aprendidas e lembradas porque foram necessárias para jogar. Por meio de um processo de ação, reflexão e exploração, o uso dos jogos digitais em processos de aprendizagem, pode potencializar o aprimoramento de desempenhos dos profissionais da saúde, criando as condições para exercitar procedimentos e habilidades, repetir ações e refletir sobre os resultados.
Enquanto os jogos digitais constituem-se uma atividade lúdica, a gamificação trata do uso dos elementos de design dos jogos digitais em outros contextos, como na educação, na saúde e na política por exemplo. A gamificação tem como objetivo estimular e motivar as pessoas a alcançarem algum objetivo específico, que pode ser a mudança de comportamento ou o desenvolvimento de novas aprendizagens. Os elementos de sistema de gamificação associam-se aos desejos e necessidades humanas. Assim, são compostos, entre outros aspectos, por sistemas de pontuação e reconhecimento, desafios e colaboração, narrativa, emoção e progressão. A gamificação aplicada à educação apresenta índices de engajamento e participação, o que quer dizer que melhorando tais índices é possível afetar, dentre outros aspectos, o desempenho acadêmico e a motivação. Desta maneira, embora algumas pesquisas demonstrem resultados positivos em relação a categorias como motivação, envolvimento e tarefas de aprendizagem, aspectos negativos relacionados ao aumento da concorrência, as dificuldades em avaliar as tarefas realizadas e as características do design, sugerem parcimônia no uso de elementos que incentivem a competição, substituindo-os por aqueles que estimulem mais a colaboração e as trocas. No âmbito da educação, a gamificação se destaca pelo uso de diferentes ferramentas e estratégias nos ambientes virtuais de aprendizagem. Neste contexto, destacam-se algumas pesquisas baseadas tanto em experimentos controlados antes e após a implementação das técnicas de gamificação, quanto no uso de ferramentas de gamificação na educação online, em plataforma de ensino.
O avanço das tecnologias digitais na sociedade têm transformado a maneira como os indivíduos se comunicam no tempo e no espaço, gerando um sentimento de onipresença. A aprendizagem, neste contexto, apresenta-se como um grande desafio para a Educação Permanente em Saúde, sendo imperativo pensar formas novas de promover a formação dos profissionais para que estejam aptos para lidar com as transformações que impactam os sistemas de saúde atuais. Assim, o uso cada vez maior das Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC) aponta para a necessidade de refletir sobre as novas estratégias e modalidades de aprendizagem mediadas pelas tecnologias digitais no âmbito da atenção à saúde. Dentre as diversas práticas possibilitadas pelas tecnologias na formação em saúde, o estudo destaca a gamificação da aprendizagem on-line, compreendendo-a como uma estratégia que permite o desenvolvimento da criatividade, imaginação, pensamento lógico e aprendizado mais lúdico e ativo. Contudo, embora o campo da saúde registre exemplos de utilização de sistemas de gamificação, ainda há escassez de evidências que comprovem resultados empíricos válidos.
O próximo texto será dedicado aos procedimentos metodológicos adotados para a revisão integrativa sobre a gamificação na formação de profissionais de saúde. Acesse aqui.
“Este é um texto de divulgação científica que adota uma estética jornalística. Foi editado e produzido por Juliana Vargas com o objetivo de divulgar uma pesquisa acadêmica realizada por Gleice Assunção da Silva com orientação de Francini Lube Guizardi, no âmbito do Projeto Avaliação e prospecção de tecnologias web para a Educação Permanente em Saúde”.
Mar Aberto outubro 15, 2020 14:41