GALERIA DO CICLO DE DEBATES 2019 - PARTE 2/2

Por vezes, não temos noção da evolução tecnológica que vivenciamos. Poucas décadas atrás havia dificuldade para acessar livros, CDs, filmes, calculadoras, câmeras, e hoje com o avanço da tecnologia, tudo isso está disponível a qualquer pessoa que possua um smartphone.

Rafael Lacerda é diretor executivo da RALEDUC e abordou três questões muito importantes sobre tecnologia: “Qual o mundo em que vivemos” que se mostrou um mundo onde tecnologias antes restritas ao governo e aos poderosos, estão acessíveis a quaisquer pessoas na atualidade. “Quais os impactos das tecnologias exponenciais em nossas vidas”, que demonstra a rapidez com que as tecnologias avançam e, em pouco tempo, evoluem exponencialmente e potencializam mudanças positivas na vida das pessoas. Dentre essas tecnologias exponenciais aborda-se: Inteligência Artificial, Realidade Estendida, Blockchain, entre outras. E por fim “Como estar alinhados com as tecnologias exponenciais”. Um debate importante no mundo conectado em que vivemos.

A tecnologia é uma extensão humana, está presente desde os registros pré-históricos, com a construção de armas de madeira e metal, descoberta do fogo e atualmente, a invenção da internet. Uma das diversas tecnologias contemporâneas são as tecnologias educacionais que permitem um constante processo de ensino-aprendizagem. 

A Professora Rute Nogueira de Morais Bicalho é diretora de Educação a Distância do Instituto Federal de Brasília (IFB), e abordou de forma excelente as “Tecnologias Educacionais” que aborda a relação entre mente e tecnologia e seus efeitos no desenvolvimento humano, a “Aprendizagem e Desenvolvimento” que é um processo dinâmico, constante e dialético, não pensado apenas nos resultados, os “princípios da Pedagogia e Andragogia na Saúde” trazendo um panorama sobre as duas e as “relações afetivas para os processos de interações e cuidado”.

O Professor Doutor João Augusto Mattar Neto, vinculado à Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), tem vivência com a Educação a Distância a bastante tempo. Com toda sua experiência e expertise, reflete e discute sobre o que é a Educação a Distância e suas várias formas e aplicações. Um dos pontos que o professor aborda é sobre o ensino a distância no Ensino Médio nos Estados Unidos, que há muitos anos se faz presente e que no Brasil ainda há bastante resistência social. No Ensino Superior, no Brasil, o ensino a distância já está difundido, embora haja necessidade de avanços no setor. O Prof. Acredita que o Ensino a Distância irá crescer muito no Brasil nos próximos anos, onde a legislação tem avançado e propiciado mudanças a favor dessa nova modalidade. Por fim, na área da Saúde, o professor destaca a resistência que muitos conselhos têm sobre a formação dos cursos da saúde na modalidade semipresencial.

Entrevistas de 2019

Diversos especialistas foram convidados para falar de temas muito importantes no 2º Ciclo de Debates do Projeto Educação, Saúde e Tecnologias em Mar Aberto.

ASSISTIR AS ENTREVISTAS