Mapeamento das experiências nacionais e internacionais de EAD: metodologia

outubro 2, 2020 15:45

De forma a atender aos objetivos da meta 1 – Construção do panorama nacional e internacional de instituições e experiências inovadoras de modelagem curricular EAD e certificação na educação profissional – foi realizado um mapeamento das experiências nacionais e internacionais com foco nas formações EAD. Neste e no próximo post nos dedicaremos a apresentar as etapas de pesquisa que compuseram este levantamento e os resultados obtidos. Deste modo, o trabalho foi realizado em quatro passos conforme o infográfico a seguir:

Organização para o mapeamento das experiências nacionais e internacionais na saúde

Metodologia para a pesquisa bibliográfica

Tendo como objetivo a identificação de estratégias inovadoras de modelagem curricular, ferramentas e metodologias pedagógicas que possibilitam maior colaboração, flexibilização e autonomia nos processos de aprendizagem no campo da saúde o mapeamento foi realizado tendo como base a seguinte pergunta: Quais são as experiências em Educação a Distância no campo da saúde no Brasil e no contexto internacional no período de 2006 a 2016?

Para a realização da pesquisa bibliográfica adotou-se o método de ciclos reflexivos, em que os resultados de uma etapa fomentavam desdobramentos subsequentes. Assim, a pesquisa foi realizada primeiro com foco nas experiências nacionais (entre dezembro de 2016 e abril de 2017).

As pesquisas foram realizadas em quatro etapas:

  1. Busca exploratória com foco na identificação de palavras-chave: foi realizada no banco de dados da BVS uma busca inicial utilizando termos específicos do tema em foco: “Educação à Distância”, “Saúde”, “Experiências” e “Exitosas”. Tais palavras foram combinadas em buscas sucessivas para localização em Título, Resumo ou Assunto dos trabalhos, de forma que o retorno apresentasse resultados cada vez mais abrangentes. Estes foram lidos e avaliados de acordo com os critérios de inclusão/exclusão da pesquisa e armazenados de forma sistematizada.
  2. Busca com termos derivados: uma nova busca foi realizada na BVS, utilizando-se os termos derivados da primeira etapa. Assim, foram combinadas “educação à distância” com: “Relatos”, “bem-sucedidas”, “sucesso”, “inovadoras”. Como o número total de achados de experiências foi relativamente pequeno, realizou-se uma segunda rodada de buscas com as seguintes palavras-chave: “Tecnologia + Educação + Saúde”; “e-learning + Saúde”, “Blended learning + Saúde”; “m-learning + Saúde”; “Síncrona + Saúde”; ”Assíncrona + Saúde” e “Ambiente Virtual de Aprendizagem + Saúde”.
  3. Busca de relatos de experiências publicados em livros e congressos: utilizando-se os mesmos critérios, a busca por relatos foi feita nos Anais do Congresso Nacional da Rede Unida, Congresso Internacional de Educação à Distância, e coletâneas de 2015 e 2016 da Universidade Aberta do SUS (UNASUS).
  4. Busca flutuante complementar: por fim, realizou-se combinações livres com diferentes palavras-chave e descritores, tanto na BVS quanto no portal de periódicos da CAPES, consolidando-se, assim, um banco de dados composto por 212 experiências.

Para a busca das experiências internacionais, seguiu-se a mesma metodologia da busca nacional, realizando-se o ciclo reflexivo a partir da busca exploratória, entre os meses de fevereiro a abril de 2017. Para tanto, foi eleita inicialmente a base de dados BVS, pois se constatou que esta reúne um número significativo de experiências internacionais, representativas de todos os continentes, compila bases utilizadas internacionalmente, como a Pubmed e o Lilacs e, tem ampla circulação no Brasil. Para esta etapa, as palavras-chave escolhidas foram: “Distance Education + Health + Experience”, “Distance Education + Experience + Report”, e “Blended learning + “health”. As buscas das mesmas combinações também foram realizadas na língua espanhola. Esta etapa inicial de pesquisa resultou na seleção de 130 relatos.

Após a busca nas bases de dados, os artigos selecionados foram inseridos no software Mendeley. Já os relatos de experiência foram sistematizados utilizando-se uma planilha de excel com três chaves analíticas centrais: Dados gerais sobre a experiência / monitoramento; Sobre o local de publicação da experiência; Sobre a formação / pesquisa / produto apresentado.

Este é o primeiro de dois textos sobre o levantamento de experiências nacionais e internacionais de EAD na saúde. No próximo post apresentamos os resultados encontrados.  

“Este é um texto de divulgação científica que adota uma estética jornalística. Foi editado e produzido por Juliana Vargas com o objetivo de divulgar uma pesquisa acadêmica realizada por Ana Silvia Pavani Lemos, Fernanda Maria Duarte Severo, no âmbito do Projeto Avaliação e prospecção de tecnologias web para a Educação Permanente em Saúde”.


Mar Aberto outubro 2, 2020 15:45




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