O mapa das iniciativas e ofertas educacionais do MS
outubro 8, 2020 14:06
Após a revisão do instrumento de coleta e a criação das estratégias para a busca, descritos no texto anterior, no segundo levantamento das ofertas educacionais vinculadas ao Ministério da Saúde foram identificadas 549 ofertas em 18 iniciativas (TELELAB, Saúde Legis, Integra-MS, Univer-SUS, BVS-MS, PROADI-SUS, EVIPNET, Qualifar-SUS, EaD INCA, Rede Humaniza-SUS, Fórum-CEO, CdP, Rede Nutri, Rede APS, Telessaúde, UNA-SUS, AVA-SUS e PSBE). Dentre os achados, estão 360 cursos de ensino a distância, 96 cursos que não dispunham de informações claras sobre a sua modalidade, 32 bases de dados da literatura, 28 acervos, dez cursos semipresenciais, dez mídias sociais, cinco web aulas, quatro fóruns e três webpalestras. As plataformas com maior número de ofertas foram, respectivamente, o Telessaúde (172), o AVASUS (163) e a UNA-SUS (64). No que diz respeito à carga horária, apenas 363 ofertas explicitam esta informação. Destas, houve uma variação entre 1 e 750 horas-aula, com uma frequência maior para as ofertas com 30 horas, conforme o gráfico a seguir:
Dos 467 cursos levantados, 319 foram categorizados sob o tema de Assistência, 57 como Gestão, 2 como Vigilância e 89 como outros. Em relação aos cursos com o tema voltados à Assistência, 180 eram de atuação na Atenção Básica, 32 na Média Complexidade e 4 na Alta Complexidade. Além disso, 103 cursos, embora fossem do campo da Assistência à Saúde, não puderam ser categorizados, compondo a maioria das iniciativas alocadas na categoria outros. Em relação aos eixos temáticos da Gestão, 14 foram categorizados como Políticas Públicas, 13 como Avaliação e Monitoramento e um contendo Avaliação Monitoramento e Planejamento, 28 não foram categorizados segundo os sub-eixos acima.
Assim, como primeiro resultado do segundo mapeamento de iniciativas foi possível criar um mapa que descreve as ofertas vinculadas à cada iniciativa, por sua vez relacionadas a cada área do Ministério da Saúde.
Mapa de ofertas e iniciativas do Ministério da Saúde.
Na sequência, e com base neste mapa, o segundo mapeamento contemplou um relatório que conta com uma breve descrição de cada iniciativa e as ofertas educacionais a ela vinculada, o que possibilita uma maior visualização das formações e atividades relacionadas à Educação Permanente em Saúde, por parte do Ministério da Saúde. A discussão sobre o trabalho de mapeamento e as considerações sobre limitações e possibilidades de melhoria serão apresentados no próximo post.
“Este é um texto de divulgação científica que adota uma estética jornalística. Foi editado e produzido por Juliana Vargas com o objetivo de divulgar uma pesquisa acadêmica realizada por José Joclilson Nascimento Silva com orientação de Evelyn de Britto Dutra e Francini Lube Guizardi, no âmbito do Projeto Avaliação e prospecção de tecnologias web para a Educação Permanente em Saúde”.