Primeiro mapeamento de iniciativas educacionais virtuais: construção de um instrumento de identificação

outubro 4, 2020 15:58

O Ministério da Saúde (MS) promove iniciativas educacionais, que incluem cursos de educação à distância e outras iniciativas como as comunidades de práticas, fóruns de discussões, materiais de apoio à decisão clínica e de gestão etc. Contudo, no contexto institucional, estas iniciativas são desenvolvidas de forma fragmentada, dispersas em uma miríade de páginas e sites na internet, com múltiplas características de operacionalização e concepções pedagógicas; o que se apresenta como complicador, tanto pela ausência de uma visão mais ampla e integrada, quanto pela dificuldade de se avaliação da qualidade e dos resultados.

Tendo em vista esta existência de diversas iniciativas virtuais, definiu-se como primeiro passo da meta 3 a identificação e análise das iniciativas existentes e disponibilizadas na web. Compreende-se que o mapeamento descritivo contribuirá para dar maior visibilidade às ofertas existentes, auxiliando, ainda, na discussão sobre o caráter das ofertas e sua vinculação com os princípios da Educação Permanente em Saúde. 

O mapeamento foi realizado em duas etapas, na qual a primeira, compreende o desenvolvimento de um instrumento de identificação, as primeiras validações do instrumento e um mapeamento exploratório das ofertas. Na segunda fase foram realizados os ajustes necessários no instrumento / ficha de identificação, a validação deste, o levantamento final das iniciativas e o preenchimento da segunda parte do instrumento de forma a permitir um mapa ampliado das ofertas virtuais do MS. Assim, este e o próximo texto estão relacionados à primeira etapa.

Construção da ficha de identificação das iniciativas

Para registro das iniciativas foi elaborado instrumento em formato de ficha de identificação, com enfoque no objetivo desta fase. A ficha de identificação reúne um resumo das iniciativas com seus respectivos elementos e ofertas, além das categorias analíticas preliminares. O instrumento está organizando em duas seções: a primeira reúne dados básicos da iniciativa de maneira objetiva e clara e a segunda seção visa apresentar as categorias de análise, organizando-as em componentes pedagógicos e componentes técnicos. O teste da versão inicial do instrumento foi realizado na Comunidade de Práticas (https://novo.atencaobasica.org.br/). A escolha do site ocorreu por indicação do próprio MS, por reconhecer seu caráter intrinsecamente colaborativo. Desse modo, foi possível refinar o instrumento partindo de sua aplicação na iniciativa que mais se aproxima, a princípio, de um ideal de colaboração. A partir desses procedimentos chegou-se à ficha de identificação. Os componentes presentes na seção 2 do instrumento representam as categorias preliminarmente construídas a partir da análise das iniciativas e da revisão de literatura.

Ficha de identificação das iniciativas

Para o mapeamento das iniciativas foram realizados, além da construção da ficha, dois procedimentos complementares: primeiramente, a busca nas páginas das secretarias e coordenações apresentadas no organograma do Ministério da Saúde, conforme decreto nº 8901, de 11/11/2016 e disponíveis em http://www.saude.gov.br. Em segundo lugar, foi realizada a busca com os termos “EaD + ‘secretarias’”, “cursos + ‘secretarias’” “educação + ‘secretarias’” e “formação + ‘secretarias’”, sendo que o termo ‘secretarias’ foi substituído pelo nome de cada secretaria do MS disposta na sua estrutura organizacional. Portanto, as buscas foram realizadas sem qualquer acesso privilegiado em relação ao que é possível a qualquer profissional de saúde ou qualquer cidadão, isto é, as informações obtidas são de acesso público. Foram incluídas no registro do levantamento virtual, iniciativas de administração direta do MS; iniciativas fortemente apoiadas; iniciativas de cunho educacional ou de relevante potencial de contribuição para a EPS. Foram excluídas, portanto, os espaços de administração direta da Fiocruz e outras instituições vinculadas ao MS e as iniciativas relacionadas à rede de Bibliotecas Virtuais de Saúde, por não haver informação pública no que diz respeito à sua administração pelo MS.

No próximo texto serão apresentados os resultados deste primeiro mapeamento.

“Este é um texto de divulgação científica que adota uma estética jornalística. Foi editado e produzido por Juliana Vargas com o objetivo de divulgar uma pesquisa acadêmica realizada por Argus Tenório Pinto Oliveira, com colaboração de Francini Lube Guizardi, Felipe de Oliveira Lopes Cavalcanti e Karina Fernandes dos Santos no âmbito do Projeto Avaliação e prospecção de tecnologias web para a Educação Permanente em Saúde”.


Mar Aberto outubro 4, 2020 15:58




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *