Resultado do primeiro mapeamento de iniciativas educacionais virtuais do MS

outubro 4, 2020 16:05

Conforme explicitado no post anterior relacionado ao primeiro mapeamento de iniciativas do Ministério da Saúde, após a criação do instrumento de identificação, foi desenhado um método de busca que incluiu páginas das secretarias e coordenações apresentadas no organograma do Ministério da Saúde. Para essa pesquisa, utilizou-se termos específicos que apoiaram a inclusão de iniciativas disponibilizadas na web, com as seguintes características: iniciativas de administração direta do MS; iniciativas fortemente apoiadas; iniciativas de cunho educacional ou de relevante potencial de contribuição para a Educação Permanente em Saúde. Como resultado, foram encontradas 17 iniciativas, sendo 14 de administração direta do MS e 3 apenas apoiadas, contemplando um número superior a 180 ofertas de diferentes tipos, entre cursos, ferramentas e repositórios e materiais utilizáveis na educação permanente. Destes espaços, 2 não permitiram acesso, seja por restrição a colaboradores internos do MS, seja por falha técnica da página. Outros 4 apresentam cursos coincidentes ou interseccionados (o mesmo curso disponibilizado em diferentes espaços): AVASUS 2.0, UNASUS, CdP e RedeAPS. Os resultados estão parcialmente apresentados no diagrama a seguir:

Diagrama das iniciativas educacionais do MS em função da área responsável, segundo informações públicas.

Como produto desta primeira etapa de mapeamento, foi aplicada a seção 1 do instrumento de identificação.O preenchimento permitiu então a criação da tabela a seguir, que apresenta uma relação contendo nome, descrição e quantidade de ofertas da iniciativa. Para a soma das ofertas, cursos formais foram considerados como uma unidade, ao passo que itens de repositório foram considerados no seu conjunto (biblioteca, para conjuntos de textos; blog, para conjuntos de postagens; fórum; videoteca; etc.). Quantidades incontáveis estão representadas com “N” e situações em que não se aplica a contagem estão indicadas com “N/A”, seja porque não se pode acessar o espaço, seja porque as ofertas não são passíveis de contagem.

Iniciativa

Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde (AVASUS)

Descrição

O AVASUS visa promover o conhecimento integrado e acessível em educação para a saúde. Oferece 48 módulos educacionais EaD e certificados para profissionais e estudantes da saúde. Os módulos são divididos em abertos e fechados, com variadas cargas horárias e unidades, bem como objetos de aprendizagem diversos e são construídos por instituições parceiras.

Ofertas

36 (Cursos AVASUS e UNASUS).

Comunidade de Práticas (CdP)

A CdP é um espaço de troca de experiência entre gestores e profissionais da saúde. Parte da constatação de que o compartilhamento de experiências a nível nacional tem o potencial de melhorar a qualidade dos serviços em todos os lugares e este “princípio” perpassa todas as ofertas: os 8 cursos, as mais de 150 comunidades e mais de 7 mil relatos de experiência. É também um espaço utilizado para eventos, como as mostras nacionais de atenção básica.

10

Educação à Distância do Instituto Nacional do Câncer (EaD INCA)

A EAD/INCA visa superar as barreiras geográficas, temporais e financeiras de qualificação dos profissionais da Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas no âmbito do SUS, por meio da utilização das tecnologias educacionais interativas e do uso do suporte proporcionado pelo ambiente virtual e pelas atividades de teleducação em oncologia. Oferta um total de 6 cursos voltados à atenção oncológica.

9

EVIPNET – Rede para Políticas Informadas por Evidências

Propõe-se estabelecer mecanismos para facilitar a utilização de produção científica na formulação e implementação de políticas de saúde.

9

FórumCEO

Rede criada para troca de informações, esclarecimento de dúvidas e discussões acerca do funcionamento dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) e organização dos serviços de atenção especializada

N/A

IntegraMS

IntegraMS, antiga Rede CorpSUS, é uma plataforma para comunicação interna e intranet do Ministério da Saúde que possibilita criação de grupos de trabalho (trabalho colaborativo), comunicação síncrona por mensagens e outras ferramentas. É restrita a trabalhadores do Ministério e coordenada pela ASCOM e DATASUS.

N/A

Portal Saúde Baseada em Evidências (PSBE)

O PSBE é uma biblioteca eletrônica com conteúdos específicos para os profissionais de saúde.Conecta várias bases de dados, incluindo algumas BVSs, tendo  como compromisso aprimorar o exercício dos trabalhadores da saúde, democratizando as condições de acesso, nas suas áreas de atuação, a conteúdos cientificamente fundamentados, na perspectiva de melhor atender à população.

13

QualifarSUS – Eixo Educação

O Eixo Educação tem o objetivo promover a educação permanente e a capacitação dos profissionais de saúde para a qualificação das ações da Assistência Farmacêutica voltadas ao aprimoramento das práticas profissionais, no contexto das Redes de Atenção à Saúde.

8

RedeNutri

A RedeNutri “é uma rede social destinada aos profissionais responsáveis pela implementação de ações de alimentação e nutrição no Sistema Único de Saúde, em diferentes esferas de governo e áreas. As ofertas de cunho educacional são a Biblioteca, que oferece diferentes materiais para consulta; a Casoteca, um acervo de casos didáticos; Cursos online, autoinstrucionais, divididos em módulos; Fóruns de discussão; Experiências, que é um espaço para relatos que envolvem o tema da alimentação e nutrição; e textos de opinião.

22

Sistema de Legislação da Saúde (Saúde Legis)

Saúde Legis é uma ferramenta de busca de normas legais da saúde. Dispõe de filtros de tipo de norma, data de publicação, origem, fonte, situação, entre outros

N/A

Telelab – Diagnóstico e Tratamento

O TELELAB é um programa de educação continuada destinada aos profissionais da área de saúde. Tem atualmente 13 cursos EaD, autoinstrucionais com a opção de solicitação do material por correio, possibilitando sua realização online ou à distância. Conta com uma seção com links para bibliotecas, bases de dados e portais; protocolos, documentos institucionais, legislações e manuais, além de um espaço com vídeos que abordam questões específicas dessa política.

18

Telessaúde Brasil Redes

O Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes tem como objetivo a ampliação do acesso, a melhoria da qualidade da atenção e a redução dos custos por meio dos seguintes serviços: (1) Teleconsultoria – esclarecimento de dúvidas quanto ao manejo clínico, ações de saúde e questões relativas ao processo de trabalho; (2) Segunda Opinião Formativa – respostas sistematizadas em função a prioridades e diretrizes do SUS; (3) Telediagnóstico – apoio ao diagnóstico com emissão de laudos; (4) Tele-educação – atividades formativas dos profissionais realizadas por meio de TICs. Os dados disponíveis são de 2015.

4

Sistema de Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS)

A UNA-SUS foi criada visando a resolução de problemas do cotidiano dos profissionais de saúde. Os cursos oferecidos têm enfoque prático e dinâmico, e partem de casos clínicos. Atualmente é composta: (1) por 35 Instituições de Ensino Superior (IES), (2) Acervo de Recursos Educacionais em Saúde (ARES) e (3) Plataforma Arouca. ARES é o repositório onde ficam armazenados e disponíveis os recursos utilizados nos cursos da rede, permitindo a busca por esses materiais. Os cursos são desenvolvidos pelas IES e variam desde cursos de atualização até especializações profissionais técnicas e mestrados profissionais. Os cursos com certificação são oferecidos via edital próprio. A Plataforma Arouca é o Sistema de Informações dos Profissionais de Saúde do Brasil, por onde é possível acessar as ofertas educacionais e as certificações.

35

UniverSUS – Espaço Virtual de Capacitação em Informação e Saúde do MS

UniverSUS é um Espaço Virtual de Capacitação para o Sistema de Informação em Saúde e outras políticas. Tem 4 cursos, sendo 3 de acesso livre e 1 de acesso restrito a profissionais selecionados pela coordenação. Há também um fórum moderado para dúvidas sobre os cursos e discussões.

5

Proadi-SUS – Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde

O Proadi-SUS é uma ação dirigida ao fortalecimento do SUS em parceria com hospitais filantrópicos. Essa parceria reflete o comprometimento com a melhoria da qualidade das condições de saúde da população brasileira mediante transferência, desenvolvimento e incorporação de novos conhecimentos e práticas em áreas estratégicas para o sistema. Baseadas em temas prioritários, o programa segue a orientação constitucional apoiada no tripé da universalidade, integralidade e equidade do SUS.” Oferece 14 cursos na modalidade EaD (Online), com período determinado para inscrição.

14

Rede APS – Rede de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde

A Rede de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde tem um “eixo” de ensino, que busca a qualificação profissional e o diálogo entre pesquisadores e profissionais. A maior parte das ofertas educacionais formais (cursos na modalidade EaD) dispostas como componentes da Rede está também cadastrada na UNA-SUS e Telessaúde.

5

Rede HumanizaSUS

A Rede HumanizaSUS é um espaço ofertado em consonância com a Política Nacional de Humanização (PNH). É um “blog comunitário autorregulado” que de maneira transversal objetiva “ampliar os processos de formação e produção de conhecimento em articulação com movimentos sociais e instituições” e, deste modo, oferece um ambiente de aprendizado por troca de experiências – em geral exitosas – no contexto do SUS e da PNH. O blog é uma ferramenta em que usuários (profissionais, estudantes e gestores) postam e regulam o que é divulgado e discutido, desde o formato até o conteúdo, que acaba por ter a humanização como eixo comum.

N/A

Cabe ressaltar que no segundo mapeamento, o instrumento precisará ser revalidado para que se possa preencher a seção 2 das iniciativas. É também neste segundo momento que será realizada a análise em profundidade dos sites.

“Este é um texto de divulgação científica que adota uma estética jornalística. Foi editado e produzido por Juliana Vargas com o objetivo de divulgar uma pesquisa acadêmica realizada por Argus Tenório Pinto Oliveira, com colaboração de Francini Lube Guizardi, Felipe de Oliveira Lopes Cavalcanti e Karina Fernandes dos Santos no âmbito do Projeto Avaliação e prospecção de tecnologias web para a Educação Permanente em Saúde”.


Mar Aberto outubro 4, 2020 16:05




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *