maio 28, 2020 14:28
A ampliação da comunicação, criação/difusão veloz das informações, que começou a emergir na segunda metade do século XX, levou alguns teóricos a definir o momento histórico como “Sociedade da Informação” ou Sociedade do Conhecimento”. Por vezes esses dois termos são usados como sinônimos, dado que caracterizam as mudanças sociais aceleradas que marcam excesso de informação e transitoriedade nunca antes vivida na história do homem.
Entretanto, vale dizer que os termos colocam ênfase em elementos distintos. Sociedade da Informação destaca a informação como matéria-prima, responsável por toda a evolução existente. São informações que se tornam desatualizadas em questão de minutos. Em razão dessa transitoriedade, não dispomos de tempo para consumir, apropriar e tampouco viver a informação como experiência ao ponto torná-la conhecimento.
“A sociedade atual não é uma sociedade do ‘conhecimento’, mas simplesmente de ‘informação’. Chamar de ‘conhecimento’ a ‘informação’ é confundir o dever ser com o ser, os desejos com os fatos, com todos os efeitos de alienação decorrentes” (Mill, 2018, p. 582).
O contexto marcado pelas tecnologias acaba por modelar também as formas de ensinar e aprender visto que oportunizam criar contextos e situações de aprendizagem chamadas por Coll (2013) de Novas Ecologias de Aprendizagem. Tais Ecologias vinculamse a um modelo emergente de Tecnologias Educacionais em que a ação educativa está distribuída em diferentes contextos e agentes em contraste ao princípio de escolarização universal (COLL, 2013).
Como parte das Tecnologias Educacionais, a Educação a Distância quando se apropriou das TIC passou ser uma Nova Ecologia de Aprendizagem.
REFERÊNCIAS
COLL, C. La educación formal en la nueva ecología del aprendizaje: tendencias, retos y agenda de investigación. En: J.L. Rodríguez Illera (Comp.), Aprendizaje y Educación en la Sociedad Digital (pp. 156-170). Barcelona: Universitat de Barcelona. En línia, 2013. Disponível em: http://www.psyed.edu.es/archivos/grintie/AprendizajeEducacionSociedadDigital.pdf Acesso em 02 nov. 2018.
MILL. D. Dicionário Crítico de Educação e Tecnologias e Educação a Distância. Campinas, São Paulo: Papirus, 2018.
Mar Aberto maio 28, 2020 14:28