Horta Terapêutica: Plantando Amor, Cultivando Esperança


Autor(es): Sandra Regina Inocêncio de Oliveira, Inês de Carvalho e Sá e Lori Sulzbacher

UF/Cidade: Mato Grosso – Sinop

|

Período: Desde 01/2024

Instituição/Serviço: CAPS I

Público: Usuários – adultos


Resumo

A oficina da horta do Centro de Atenção Psicossocial I ( CAPS I) de Sinop, surgiu como forma de utilização da área dos fundos, onde se localiza nossa sede. A iniciativa foi de construir canteiros para produção de hortaliças, legumes, temperos, ervas medicinais e algumas frutíferas, onde era antes um gramado. O objetivo foi produzir uma horta com vegetais orgânicos, aproveitando os resíduos naturais, gerados na cozinha, como adubo.

Tudo que é produzido na oficina, é utilizado como complemento do lanche, que é ofertado para os/as usuários/as. Os adubos orgânicos utilizados na horta, também são confeccionados na oficina, assim como os inseticidas naturais. Estes suplementos são fabricados a partir de resíduos domésticos e ingredientes naturais, como: borra de café, cinza, carvão vegetal, feijão, fumo, entre outros. Por ser uma atividade ao ar livre e implicar num contato direto com a natureza, a oficina da horta se constitui em potente ferramenta de autocuidado. Melhora a auto estima, sensação de satisfação, prazer e bem estar, bem como melhora na interação entre usuários/as e o vínculo terapêutico com os profissionais.

A atividade ocorre no período matutino, uma vez na semana, sendo o único critério de seleção é o desejo de participação manifestado/a pelos/as usuários/as. Enfim, além de todos os benefícios, a oficina ainda promove aos usuários e usuárias, o estímulo para a implementação da horta em suas residências, e por conseguinte, a geração de complemento importante na economia doméstica.

Vídeo

Imagens
Palavras-chave: CAPS, horta, natureza, oficina, Reabilitação Psicossocial

Mantenha-se informado com as notícias e atualizações sobre o Nós na Rede e o campo da saúde mental.