Projeto Sobre Suicídio: Sobre o Que Realmente Precisa Morrer


Autor(es): Fernanda Luma Guilherme Barboza

UF/Cidade: Piauí – Picos

|

Período: Desde 07/2019

Instituição/Serviço: Projeto Sobre Suicídio

Público: Usuários – adultos, Trabalhadores e trabalhadoras da RAPS, Família/comunidade, Gestores ou coordenadores do serviço, Outro

Articulação RAPS: CAPS, APS e Hospitais

Articulação com outros setores: Escolas, empresas, secretarias de saúde, ONGs etc


Resumo

O Projeto Sobre Suicídio faz parte da FL Assessoria e é uma estratégia de cuidado ao comportamento suicida pelo viés da determinação social do processo saúde-doença, levando em consideração não apenas transtorno mental, mas também questões de classe, raça, gênero, etc e priorizando uma ideia de saúde mental sustentável que segue na contramão da lógica biomedicalizante em voga no país. O projeto teve início no Rio de Janeiro e hoje encontra-se sediado no Piauí, mas segue desenvolvendo ações por todo o Brasil, que vão desde a capacitação de serviços e municípios, até o atendimento a pessoas com algum nível de adoecimento mental e/ou em sofrimento extremo (comportamento suicida).

A mudança que pretendemos (e temos tentado documentar) é uma mudança do olhar para o suicídio como fenômeno que se inicia no cotidiano social e para o qual a resposta que tem recebido na atualidade (prioritariamente medicamentosa) não é suficiente nem eficaz a longo prazo. Ganhamos um lote de terra para construir um espaço físico para o Projeto e estamos empenhados em captar recursos para termos uma equipe multidisciplinar fixa para oferta de sócioeducação em saúde mental, habilidades emocionais, assessoria familiar e outros (como nutrição, educação física, fisioterapia, espiritualidade). Parte da motivação na criação do projeto é vir de uma família onde o comportamento suicida se apresentou em todas as gerações.

Palavras-chave: determinação social da saúde, prevenção suicídio, promoção de saúde, Saúde Mental

Mantenha-se informado com as notícias e atualizações sobre o Nós na Rede e o campo da saúde mental.