Resumo
O presente relato surge da inquietação de um profissional de Educação Física do CAPS AD III Jovem Cidadão, que em busca de colaborar com a ressignificação do uso do território por parte dos usuários do serviço, e, visando proporcionar a socialização dos usuários com ambiente e sociedade (respeitando todas as especificidades), construiu a proposta de realizar passeio ciclístico na orla de João Pessoa.
Para que fosse possível o acesso as bicicletas, foi necessária a articulação com empresa de aluguel de bikes na orla de cabo branco, onde conseguimos o desconto (ficando a 10 reais o valor do aluguel por ate 1:30h de uso), após isso, foi repassado para os usuários a necessidade de guardar esse valor para ser realizada a atividade.
No dia marcado, os que já possuem maior autonomia se dirigiram ao ponto de encontro na orla, e os que não conseguiam ir sozinhos por diversas questões, foram levados pela equipe que atuou na ação. Na hora de alugar a bicicleta, o primeiro impacto, cada um foi responsável por fechar o aluguel e seu respectivo pagamento, em seguida, iniciamos o trajeto pelas praias do cabo branco e tambaú. Assim, tivemos impacto positivo na ação estimulando a gestão financeira dos usuários, a sensação de pertencimento ao território pessoense ressignificando a ocupação da área de praia, bem como proporcionando um momento terapêutico e reflexivo (haja vista a roda de conversa realizada antes e depois da pratica). Diante disso, ficou sistematizada bimestralmente a organização de mais passeios daqui pra frente.