Resumo
O projeto visa utilizar a memória afetiva como ferramenta de cuidado para os moradores da UAA Unidade de Acolhimento Adulto (serviço voltado para pessoas em situação de vulnerabilidade social e familiar com problemas relacionados ao uso prejudicial de álcool e outras drogas). No episódio mencionado aqui, trata se de visita ao museu do jogo da UFPB. Ao entrar no museu, foram recebidos por exposições que traziam jogos de diversas culturas, despertando memórias e sorrisos. Enquanto exploravam, puderam participar de atividades interativas que incentivavam a colaboração e o trabalho em equipe como a construção de petecas. As risadas ecoavam pelos corredores, criando um ambiente acolhedor e de descontração. Para muitos, o ato de jogar representava uma fuga saudável da realidade e uma forma de reencontrar a alegria. Os monitores do museu explicaram como o jogo pode ser uma ferramenta terapêutica, promovendo não apenas a diversão, mas também o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais, premissas importantes no processo de reabilitação psicossocial. Através de dinâmicas de grupo, os moradores aprenderam a lidar com frustrações, a se comunicar melhor e a construir laços de amizade. Ao final da visita, todos se reuniram para refletir sobre a experiência. Expressaram como as brincadeiras populares haviam lhes proporcionado um sentimento de pertencimento e esperança. Essa vivência no museu não apenas fortaleceu os vínculos entre os participantes, mas também reafirmou o papel fundamental do jogo na jornada de reabilitação, mostrando que a diversão e a ludicidade são essenciais na recuperação e na construção de novas histórias.