Oficina de Futebol INTERCAPS


Autor(es): Viviane Czarnobay, Arnaldo dos Santos Neto e Diogo Fernando Pereira

UF/Cidade: Santa Catarina – Joinville

|

Período: Desde 07/2019

Instituição/Serviço: CAPS AD

Público: Usuários – adultos

Articulação RAPS: CAPS II e Serviço de Residência Terapêutica tipo II (referenciada no CAPS II e outra referenciada no CAPS III)

Articulação com outros setores: Associação dos Servidores Públicos Municipais


Resumo

A Oficina de futebol foi criada há 5 anos com intuito de atender ao pedido, em Assembleia, dos usuários e familiares do CAPS AD para criar uma Oficina externa que incluísse atividade física, que atendesse um número maior de usuários com idade entre 20 e 35 anos e que proporcionasse a ressocialização. Para evitar um número reduzido de participantes o CAPS AD incluiu o CAPS II há 15 meses, nesta proposta, através de um profissional deste dispositivo que se ofereceu para acompanhar.

Houve grande adesão e novas atividades foram incorporadas como: aquecimento antes do jogo, atenção ao cumprimento dos combinados quanto ao horário e local para pegar o transporte na frente do CAPS II e disciplina com a atividade. Alguns moradores das Residências Terapêuticas também aderiram a atividade proposta e realizam o deslocamento até a quadra de Futsal da Associação dos Servidores Públicos de Joinville (local do jogo), de maneira autônoma. Os jogadores se organizam, iniciam e conduzem a partida levando em consideração a limitação de cada um. A Oficina também propiciou o acompanhamento do treino do time de Futebol de campo do JEC (Joinville Esporte Clube), muito prestigiado na cidade, e assistir às partidas como convidados.

Desta maneira passaram a ampliar o papel de torcedores, melhoraram a socialização e intensificaram a participação na Comunidade.

Vídeo

Imagens
Palavras-chave: Adesão, Assembleia, Atividade física, Futsal, INTERCAPS, Ressocialização e Oficina Externa

Mantenha-se informado com as notícias e atualizações sobre o Nós na Rede e o campo da saúde mental.