Resumo
A Oficina de Caminhada teve início há dois anos, porém há 6 meses os seus integrantes traçaram um objetivo: participar da Corrida pela Saúde Mental e pela Luta Antimanicomial prevista para 2025. Agora com alongamentos e aquecimento antes da caminhada, orientações sobre calçado adequado para a prática esportiva, a proposta conta com o comprometimento dos usuários que comparecem uma vez por semana, pela manhã, no CAPS II e junto com um Profissional do serviço percorrem o trajeto até o 62º Batalhão de Infantaria de Joinville. Neste local há calçadas em perfeito estado e marcadores de trajeto (a cada 250 metros) tornando a atividade segura e motivada.
Os usuários apresentam idade entre 22 e 62 anos e são orientados sobre o correto início de corridas de pequenos trajetos com caminhadas para evitar lesões, principalmente, em quadril, cabeça de fêmur, menisco e tendões. A distância percorrida é decidida pela maioria e tentasse alcançar a meta de 2500 metros, mesmo que a condição climática apresente chuvisco, frio ou calor. Há boa adesão e bastante empolgação, nas primeiras 12 semanas de caminhada. E ao chegarem no 13º encontro, depois de estabelecida a meta de 2025 e por iniciativa individual os usuários começaram uma nova fase: da caminhada à corrida de pequenos trajetos.
De maneira contagiante e comprometida o grupo vem vencendo o sedentarismo, constituindo vigor físico e adquirindo hábitos saudáveis para serem aplicados no dia a dia.