Sarau no CAPS II: a arte e a cultura como potencializadoras da reabilitação psicossocial


Autor(es): Tatiana Buchabqui Hoefelmann, Maria Fernanda Petry Ardigó, Alessandro Daniel Vieira Ramos, Bianca Rodrigues Firmo, Fabio Massao Yabushita, Tatiane Machado, Andressa Dair da Silva e Giany de Cysne

UF/Cidade: Santa Catarina – Itajaí

|

Período: Desde 09/2023

Instituição/Serviço: CAPS II

Público: Usuários – adultos, Trabalhadores e trabalhadoras da RAPS, Família/comunidade

Articulação com outros setores: Fundação Municipal de Cultura (Projeto Arte nos Bairros), Secretaria de Assistência Social (Casa de Apoio Social e Casa Santa Paulina)


Resumo

Setembro de 2023, a equipe do CAPS II de Itajaí/SC realizou um sarau cultural, como parte da programação do Setembro Amarelo. Nas semanas seguintes, percebeu-se o impacto positivo nas relações dentro do serviço. A equipe identificou o potencial de produção de saúde ao abrir espaço e dar evidência aos desejos e à alegria num ambiente marcado por falas de doença e sofrimento. Surgiu o Sarau Cultural do CAPS II como um evento mensal, cujos principais objetivos são transformar os espaços sociais da diferença e do diferente, valorizar a diversidade e reafirmar a arte e a cultura como estratégia de valor social.

Baseado em expressões artísticas, oferta que os participantes explorem e compartilhem suas experiências de forma criativa, através de histórias, músicas, poemas, danças e obras de arte. Expressando identidades individuais, mas também construindo significados coletivos, vê-se um processo de interação e colaboração que possibilita ampliação de habilidades emocionais, sociais e artísticas. Promove ainda o empoderamento, ao demonstrar que, apesar de ser desafiador, as apresentações têm o poder de emocionar e impactar os demais. Após 11 edições, percebe-se a consolidação e o reconhecimento deste espaço como libertador e como vitrine para as potencialidades. Medos são desafiados e superados; interações sociais acontecem por meio da arte e dos ensaios preparatórios dos artistas; objetivos de vida são (re)despertados, e realizações pessoais alcançadas.

Dessa forma, o foco na doença é deslocado e a reabilitação psicossocial na prática é vista, promovendo uma cultura de cuidado e compreensão, onde apoio e respeito são estendidos a todos.

Vídeo

Imagens
Palavras-chave: arte e saúde mental, CAPS II, centro de atenção psicossocial, evento cultural, promoção de saúde, Reabilitação Psicossocial, Saúde Mental

Mantenha-se informado com as notícias e atualizações sobre o Nós na Rede e o campo da saúde mental.