Oficina Terapêutica de rádio


Autor(es): Rogério Aparecido Amâncio, Josiane Kintzel

UF/Cidade: Santa Catarina – Joinville

|

Período: Desde 04/2018

Instituição/Serviço: SOIS – Serviços Organizados de Inclusão Social

Público: Usuários – adultos, Família/comunidade, Outro

Articulação com outros setores: Universidade


Imagem Padrão

Resumo

A oficina de Rádio é uma oficina que acontece todas as terças e sextas-feiras no período matutino no Sois-Serviços Organizados de Inclusão Social. Atualmente a atividade pode ser chamada de Rádio/Tv em decorrência de as transmissões serem realizadas apenas pelo Facebook. Esta oficina, iniciou nas dependências do SOIS e teve sua primeira transmissão utilizando um celular. Para melhorar a qualidade foram adquiridos dois equipamentos. O profissional responsável comprou uma mesa de som e os usuários, que participavam da oficina, dividiram a compra de uma câmera de vídeo. Nos anos de 2022 e 2023 foi possivel a parceria com uma Universidade de Joinville.

Esta atividade tem como objetivo divulgar os serviços oferecidos pela RAPS, assim como dar autonomia para que os usuários possam abordar temas do cotidiano, relatos pessoais como inspiração para os ouvintes, o que, consequentemente, gera saúde. A oficina é desenvolvida por 8 usuários que fazem a pauta, pesquisa sobre os assuntos e apresentam o conteúdo abordado. No ano de 2024, a programação passou a acontecer em dois dias. Esta necessidade foi decorrente do momento esportivo, que fazia parte da pauta do programa das terças-feiras e tomava um tempo significativo da programação.

Sendo assim, todas as sextas-feiras, temos o programa “Rádio Ânima – Esportes”. Já nas terças mantivemos a programação para assuntos gerais que são correlacionados com a saúde mental. A oficina é muito dinâmica e o terapeuta ocupacional apenas acompanha o desenvolvimento da mesma, onde os usuários têm a autonomia para conduzi-la.

Áudio

Palavras-chave: autonomia, entreterimento, inclusão, rádio, Saúde Mental

Mantenha-se informado com as notícias e atualizações sobre o Nós na Rede e o campo da saúde mental.