Alfabetização como cuidado em saúde mental


Autor(es): Emilia Teresinha Grein, Adriana Moro

UF/Cidade: Santa Catarina – Mafra

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Período: Desde 2018

Instituição/Serviço: CAPS I Casa Azul

Público: Usuários – crianças ou adolescentes, Usuários – adultos

Articulação com outros setores: Educação e assistência


Resumo

O presente trabalho tem como objetivo narrar a experiência da alfabetização no CAPS I Casa Azul de Mafra – SC, implementado, em 2018, vem promovendo autonomia entre os usuários, mudando não apenas o olhar da sociedade para os portadores de transtorno mental, mas também o olhar dessas pessoas, através da leitura e escrita. As aulas são ministradas por uma pedagoga, conta com 6 pessoas e tem a participação de uma usuária com formação em educação, a oficina trabalha relacionamento social, pertencimento, incentiva a cooperação, tolerância com erros e o aprender com o outro, respeitando a individualidade de aprendizagem.

Também desenvolve-se um trabalho com os adolescentes em situação de risco que por questões de saúde mental não consigam frequentar as aulas, desenvolvendo individualmente os conteúdos para que não percam o ano letivo durante período de atestado, assim mantendo-os motivados e auxiliando-os no planejamento da carreira e busca de cursos para aperfeiçoamento. Através de articulações com setores da educação e comunidade, a escola Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) nos procurou para iniciarmos uma parceria e montar uma sala de aula para os usuários, dentro do Caps, apoiando a reinserção dos mesmos, trocando ideias e sugestões acerca das pessoas envolvidas na aprendizagem em conjunto com o tratamento.

O que pode-se concluir é a conquista da autonomia dos usuários, a melhor comunicação e aumento da autoestima, observou-se que não há aprendizagem sem saúde mental e não há saúde mental sem garantir o direito das pessoas a aprendizagem.

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Palavras-chave: Adolescentes, Alfabetização, Aprendizagem, autoestima, autonomia, CAPS, Educação, inclusão

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