Reuniões RAPS: avanços possíveis a partir do encontro


Autor(es): João Lucas da Silva Ramos, Rosangela Maria Barbosa de Melo, Sandra Elane Rodrigues Rangel, Paula Siqueira Costa e Maria Diane do Nascimento Campos

UF/Cidade: Amazonas – Iranduba

|

Período: 07/2022 – 02/2024

Instituição/Serviço: Coordenação da Rede de Atenção Psicossocial

Público: Trabalhadores e trabalhadoras da RAPS, Gestores ou coordenadores do serviço

Articulação RAPS: Atenção Básica e Especializada (Unidade Hospitalar e Atenção Domiciliar)

Articulação com outros setores: Serviços de Educação e Assistência Social


Resumo

A Rede de Atenção Psicossocial foi instituída pela Portaria 3088/2011, em que “é constituída por um conjunto integrado e articulado de diferentes pontos de atenção para atender pessoas em sofrimento psíquico e com necessidades decorrentes uso prejudicial de álcool e outras drogas”. As dificuldades do trabalho articulado em rede muitas vezes ocorre pela dificuldade de entendimento dos fluxos do serviço parceiro.

A partir da experiência do Sistema de Garantia de Direitos das Crianças e Adolescentes – SGDCA/Iranduba, que consegue reunir mensalmente os diferentes atores que compõe a Rede de Proteção, criamos um calendário de reunião para alinhamento das diferentes equipes Psicossociais – CRAS, CREAS, Atenção Básica/NASF/eMulti, Atenção Domiciliar/Melhor em Casa, Educação Municipal, Educação Estadual, OSCs. Como resultados, conseguimos aproximar os serviços, facilitar a referência e contrarreferência além de constituir um espaço de Educação Permanente.

Imagens
Palavras-chave: Educação, Fluxos, RAPS, Saúde Mental, SUAS, SUS

Mantenha-se informado com as notícias e atualizações sobre o Nós na Rede e o campo da saúde mental.