Resumo
A mediação da arte na comunicação entre usuários e profissionais mostra-se vantajosa, pois desvia o uso da racionalização comumente utilizada no discurso verbal. Ademais, através da criação artística, facilitamos o contato dos participantes com suas questões por um viés criativo, quando é possível construir novos sentidos de entendimento e expressar emoções complexas. Se tem uma coisa que a história nos ensina é o quanto a arte e a saúde mental andam juntas, exemplos como Nise da Silveira, Bispo do Rosário, Van Gogh e até Leonardo da Vinci, exemplificam a arte como uma importante ferramenta terapêutica.
A arte através das suas muitas manifestações acalma, salva, auxilia, propõe, desafia, transporta e gera uma série de benefícios. Nesse sentido, o grupo PsicoArtes vem sendo uma experiência bastante positiva no que diz respeito à adesão e participação dos adolescentes. Importante destacar que o grupo PsicoArtes tem demonstrado, ao longo dos anos, uma das ferramentas terapêuticas de grande potência pela participação, adesão e resultados terapêuticos alcançados, e solidifica a importância do profissional Arte Educador integrar a equipe multidisciplinar do CAPSi.
Desta forma ressaltamos, aos demais serviços da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), e em especial nos serviços de saúde mental especializados, incluírem abordagens expressivas e terapêuticas, que permitam ao público infantojuvenil se identificarem e desenvolverem atividades de saúde mental, fortalecer espaços de socialização e trocas de experiências por meio das dinâmicas de grupo.
Imagens









