Resumo
Santa Terezinha do Progresso localiza-se na Microrregião do Extremo-Oeste de Santa Catarina e possui uma população de 2.576 habitantes, sendo 230 adolescentes e jovens em idade entre 12 e 18 anos. A demanda de atendimentos na Unidade Básica de Saúde do município, com usuários referindo sintomas ansiosos ou depressivos, aumentou substancialmente entre 2021 a 2023, principalmente após a Pandemia de COVID-19, que acabou por desencadear uma série de desafios para a saúde pública.
A presente intervenção foi realizada com adolescentes de uma Escola Estadual, com o objetivo de trabalhar a valorização da vida, a promoção de saúde mental, acolher e validar sentimentos e emoções latentes, identificar possíveis sofrimentos e oferecer suporte posterior. Durante o mês de setembro deste ano, os profissionais da escola desenvolveram atividades voltadas para a valorização da vida e autocuidado. Após a sensibilização a psicóloga da UBS realizou roda de conversa com os alunos utilizando o curta-metragem “O Menino, a Toupeira, a Raposa e o Cavalo”, baseado no livro de Charlie Mackesy (2020), com a aplicação de recurso projetivo com o objetivo de trabalhar as questões subjetivas dos estudantes e possíveis causadores de sofrimento mental.
A intervenção abrangeu 195 alunos dos turnos matutino e vespertino, e, após a intervenção projetiva foi possível identificar mais de 30 alunos que necessitam de algum acompanhamento posterior. A colaboração intersetorial entre saúde e educação é fundamental para promover um ambiente escolar que favoreça a saúde mental dos adolescentes, garantindo suporte integral e fortalecido para o seu desenvolvimento emocional e social.