Resumo
Projeto Saúde na Praça: uma RAPS itinerante, nasce durante o processo de territorialização entre os residentes em saúde da família, gestão municipal da APS e eSF. Consolidado nas etapas de planejamento em saúde, como oportunidade identificada no diagnóstico situacional. No município de Dom Basílio, região do sudoeste no estado da Bahia, a cidade possui aproximadamente 12 mil habitantes, com 80% da população residindo na zona rural. A cidade dispõe de 100% de cobertura no Sistema Único de Saúde, conta com 05 Unidades da Estratégia Saúde da Família.
O Projeto Saúde na Praça tem o objetivo de integrar e ampliar os vinculo aos serviços de saúde à comunidade, para o perfil do usuário que possui um vínculo frágil com as equipes de Saúde da Família, Equipe Multiprofissional de Atenção Especializada em Saúde Mental e outros pontos da Rede de Atenção à Saúde, a partir das ações de prevenção, promoção e recuperação, utilizando estratégias de tecnologia leve, leve-dura e muita arte (música ao vivo, dança, coral, brincadeiras e jogos). A população que é informada através dos meios de comunicação das redes sociais e rádio, acs e ace. Além da busca ativa de alguns usuários com o perfil para o tema que será abordado no dia.
Durante os encontros, os usuários tem liberdade para interagir, tirar dúvidas acerca dos temas trabalhados, ouvimos sugestões de temas para os encontros futuros. São disponibilizados atendimentos de urgência subjetiva com psicólogos, agendamentos e retorno para início de um acompanhamento psicológico com a eMUlti ou Emaesm.