Resumo
A luta antimanicomial mobilizou numerosos atores na academia, nos órgãos públicos, nos serviços de saúde e nos movimentos sociais. Tal contexto tem destacado a relevância das expressões artísticas como ferramentas de cuidado e reinserção social para pessoas em sofrimento psíquico. A arte, em suas diversas formas, possibilita a construção de espaços criativos, que rompem com os estigmas historicamente associados à loucura.
Nesta perspectiva, o Comitê Regional de Saúde Mental, composto por técnicos e gestores municipais e estaduais dos onze municípios da região de Cianorte-PR, organizou um sarau como parte das ações voltadas à luta antimanicomial. Esse evento cultural e político foi pensado como um espaço de celebração da autonomia e do potencial criativo de todas as pessoas, em especial aquelas que já foram ou são usuárias de serviços de saúde mental, tendo como objetivo promover a conscientização e reinserção social por meio da arte, incentivando os participantes a ocuparem espaços de visibilidade e protagonismo. A proposta de trabalhar com a arte como meio e como fim, para além de recurso meramente terapêutico ou auxiliar da clínica, passando a assumir a dimensão de produção de vida.
Dentre as atividades desenvolvidas, destacaram-se: declamações de poemas, apresentações musicais, confecções de cartazes sobre a temática e exposição de artesanato, sendo tudo produzido pelos usuários da rede local. O evento contou ainda com atividades de promoção da saúde e bem estar (atividade física, orientações nutricionais, cuidados de estética, etc). A ação foi posteriormente avaliada de maneira positiva pelos profissionais, usuários e demais membros da comunidade.