Resumo
A ideia do Grupo “Cozinhando para o Bem”, nasceu do desejo de usuários do CAPS Territorial Bairro Novo de explorar a culinária como uma oportunidade de aprendizado e convivência social. Identificou-se ainda, a necessidade de abordar a economia solidária como ferramenta de autonomia e inserção social. Os encontros acontecem semanalmente na Vila Tecnológica, onde os participantes aprendem técnicas culinárias, realizam a produção dos alimentados, onde compartilham receitas coletivas. E uma vez ao mês, as reuniões acontecem no CAPS, onde discutimos conceitos de economia solidaria, reflexões sobre geração de renda e momentos de partilha entre usuárias e profissionais.
Pode se observar claramente nas atividades realizadas o impacto na vida das participantes, com mudanças no comportamento, melhora na autoestima e qualidade de vida, fortalecimento de laços sociais e aumento de habilidades, contribuindo com a reinserção social das usuárias, promovendo novas perspectivas de autonomia financeira e social. Além disso, as interações em grupo criam um espaço seguro para troca de experiências e fortalecimento de vínculos. A experiência é desenvolvida em articulação com a Libersol, onde possibilita ao Cozinhando para o Bem a participação em feiras de economia solidária, em parceria com Universidades e outros espaços que possibilitam as feiras.
Entre os desafios, destaca-se a necessidade de ampliar os recursos materiais e fortalecer parcerias para expandir a iniciativa. A continuidade do grupo está voltada para criar oportunidades de comercialização das produções e maior envolvimento comunitário.