Resumo
A gestão da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) envolve desafios complexos, sendo essencial monitorar dados de atendimentos em saúde mental para aprimorar estratégias de cuidado. Nesse contexto, a Coordenação de Saúde Mental da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba implementou, em 2024, uma ferramenta de visualização de dados para identificar tendências e facilitar o monitoramento dos serviços. Este trabalho apresenta a experiência da equipe na extração de dados do prontuário eletrônico da rede municipal, na criação e uso de dashboards para aprimorar o cuidado em saúde mental no município, assim como os desafios e aprendizados ao longo do processo.
Os dados foram agrupados em painéis informativos que apresentam série histórica dos perfis e quantidade de usuários, serviços acessados, atendimentos realizados e diagnósticos. Com a facilidade da obtenção dos dados a partir do prontuário eletrônico, os painéis são atualizados mensalmente e permitem, por meio de filtros personalizáveis, acompanhar os serviços mais procurados, identificar acessos frequentes à rede de urgência e emergência, e monitorar encaminhamentos para serviços especializados pela Atenção Primária.
A continuidade do uso dos dashboards está prevista, assim como o desenvolvimento de um painel geral para ser compartilhado com os serviços, promovendo uma visão integrada sobre os atendimentos da rede municipal de saúde mental.