Resumo
Este resumo trata da experiência do trabalho multidisciplinar no Serviço de Atenção Domiciliar do município de Ponta Grossa, PR. Com uma equipe que consiste em nutricionistas, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogas, psicóloga, técnicos de enfermagem e assistente social, a equipe articula um trabalho de atenção integral à saúde dos usuários, que são pacientes acamados restritos ao leito e sob cuidados paliativos, bem como a atenção aos cuidadores e orientações de cuidado à sua saúde física e psicossocial. Destacamos a recente implementação de um grupo de apoio aos cuidadores, que acontece mensalmente com ações de promoção à saúde, realizado por uma especialidade diferente a cada encontro.
Seu objetivo é promover o autocuidado e a saúde desses cuidadores, que muitas vezes dedicam-se integralmente ao familiar acamado. Dentre as dificuldades, estão a possibilidade destes cuidadores irem aos encontros devido a ausência de um segundo cuidador que atenda as necessidades do familiar. Por isso, os encontros são realizados apenas uma vez por mês, com temas objetivos. Outra estratégia levantada é a possibilidade de realizá-los de forma itinerante, acontecendo a cada mês em um bairro da cidade, o que facilitaria o acesso aos moradores daquele território.
O grupo encontra-se em sua fase piloto, sendo que as possibilidades de melhoria têm sido levantadas ao longo do tempo. Seu início foi em julho de 2024, com temáticas referentes à rede de apoio, atividade física e alimentação saudável. Outra potencialidade do grupo é expandir o cuidado do setor aos cuidadores, aumentando a qualidade do atendimento domiciliar no município.