Resumo
O presente relato trata da experiência dos(as) trabalhadores(as) do SUS na implementação e formação de uma Política Municipal de Atenção Integral à População LGBT no município de Araucária/PR. A partir dos atendimentos realizados no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS AD), verificou-se a necessidade da criação de espaços exclusivos direcionado à escuta da população LGBT. Por meio de Rodas de Conversa, iniciadas em Junho de 2019, usuários da comunidade em geral passaram a solicitar participar das Rodas, assim como foi identificado a necessidade de envolvimento de outros profissionais da RAPS neste processo de cuidado.
Foi identificado que a porta de entrada deste público no SUS eram os serviços de Atenção Secundária, em razão da fragilidade ou inexistência do vínculo com os serviços da Atenção Primária em Saúde (APS). Assim, verificou-se a necessidade de criar ações e estratégias para ampliar e aprimorar o acesso desta população à APS. A educação permanente em saúde foi uma das ferramentas elencadas para a qualificação da assistência, por meio da construção de uma capacitação para o atendimento da população LGBT pelas equipes da APS, posteriormente ampliada para a rede de assistência social e educação.
Entre Fevereiro e Novembro de 2024, participaram das formações sobre a Política Nacional de Saúde LGBT e da Política Municipal de Atenção Integral a População LGBT de Araucária aproximadamente 500 profissionais da APS, educação e assistência social, visando fomentar discussões e ações para a implementação desta Política e garantia de direitos da população LGBT.