Educação Emocional como Ferramenta de Cuidado Psicossocial


Autor(es): Daiane Landvoigt Wilhelms Reimann, Franciele Regina Galdino Sivieiro

UF/Cidade: Mato Grosso do Sul – Sonora

|

Período: 10/2023 – 11/2024

Instituição/Serviço: CAPS I

Público: Usuários – crianças ou adolescentes


Resumo

O relato de experiência apresenta a prática com o grupo psicossocial de educação emocional para crianças de 8 a 11 anos, criado no CAPS I, com foco na promoção de habilidades de autorregulação e prevenção em saúde mental. O uso de TCC, atividades lúdicas e a inclusão da família são destacados como essenciais para o desenvolvimento emocional das crianças. Embora avanços significativos tenham sido observados, como maior confiança e manejo emocional, o trabalho segue com o desafio de ampliar a participação dos pais. O projeto busca consolidar-se como uma ferramenta central de cuidado psicossocial, fortalecendo a articulação entre CAPS, família e comunidade.

Palavras-chave: CAPS, Criança, Cuidado psicossocial, Palavras-chave: Regulação emocional

Mantenha-se informado com as notícias e atualizações sobre o Nós na Rede e o campo da saúde mental.