Resumo
Trata-se do “Grupo de Caminhada Terapêutica” e “Grupo de Futebol” que ocorreram entre 2015 e 2019 no CAPS I “Jorge Luís Camargo” em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes, Cultura e Lazer em Mairiporã – SP, com mediação da psicóloga e da terapeuta ocupacional respectivamente, em conjunto a outro técnico ou estagiário da unidade e do profissional de educação físico da secretaria. Nos encontros, com frequência semanal, participavam de 10 a 15 usuários com faixa etária entre 18 a 60 anos de idade. No “Grupo de Futebol” destacamos o protagonismo dos participantes, troca de papéis, melhora das funções cognitivas, habilidade em lidar com conflitos e frustrações, compreensão de regras, influência positiva na autoestima, envolvimento na organização dos torneios de futebol.
O “Grupo de Caminhada” era uma atividade aberta aos familiares e comunidade. No retorno ao serviço observado aumento da disposição e a sensação de bem estar. Ambas as atividades, por serem realizadas no território, favorecem o relato de novos conteúdos dos usuários para com os profissionais durante o percurso, apropriação do espaço, maior interação interpessoal, adesão e comprometimento com o autocuidado, sentimentos de “pertinência” e “pertencência”, melhor organização da rotina, redução de danos voltada ao tabaco, promoção de saúde e diminuição do estigma.
As modalidades coletivas de cuidado apresentadas foram positivas tanto nos aspectos supracitados como no fortalecimento do protagonismo dos usuários os inserindo em outros espaços comunitários, na prática da micropolítica nas ações de cuidado em saúde mental no território somando-se a intersetorialidade com a Secretaria de Esportes.