Resumo
A proposta Oficina de Samba na Praça é uma ação que surgiu, em maio de 2024, com a inserção de educadores sociais na equipe do Consultório na Rua de Assis/SP (CnR) e a ampliação desta equipe de Atenção Básica responsável pela articulação do cuidado integral das pessoas em situação de rua (PSR). A música, sempre relatada como uma ferramenta muito importante de comunicação, neste cenário de produção de cuidado em saúde, assume a função de tecnologia social com a população em situação de rua, ampliando o acesso ao direito à Cultura e à Convivência Comunitária e estabelecendo pontes entre usuários e profissionais do CnR.
No Samba na Praça, o tipo musical escolhido para ser trabalhado cumpre um importante papel no resgate das identidades de pessoas negras, bem como, no fortalecimento da autoestima e no sentimento de pertencimento social, em especial, para a população em situação de rua, composta histórica e majoritariamente por pessoas pretas e pardas. Mesmo com pouco tempo de prática, alguns produtos dessa oficina terapêutica começam a ser tecidos, em especial aqueles relacionados à ampliação da autonomia e do protagonismo social dos usuários. Um deles é a movimentação dos integrantes para a criação de um Grupo de Samba e Pagode, com horário específico para seus ensaios.
Essa iniciativa vem se apresentando também, enquanto uma estratégia possível de geração de trabalho e renda, já experimentada pelo grupo em sua primeira apresentação oficial, durante a IV Conferência Local de Economia Solidária “Prof. Carlos Rodrigues Ladeia”, em setembro deste ano.