Resumo
O público alvo de nossa ação foram as escolas estaduais, escolas essas que se concentram em áreas rurais, quilombolas e centro, o primeiro contato que tivemos foi com os responsáveis pelas escolas, na figura dos diretores e coordenadores, o primeiro encontro ocorreu no dia 6 de setembro, onde realizamos uma roda de conversa que foi mediada por um profissional de psicologia, que teve como objetivo sensibilizar as equipes escolares sobre o tema, visando o olhar e a escuta para o tema.
No decorrer do mês de Setembro a equipe do CAPS percorreu as escolas estaduais, com a tem temática “valorização pela vida”, em cada escola estadual que visitamos, escolas rurais e quilombolas, contamos com a presença da estratégia da saúde da família, agentes comunitários e o psicólogo da atenção básica, vimos a importância de envolver todo território em uma ação tão importante. Cada escola que visitamos apresentou sua singularidade que procuramos trabalhar com empatia e respeito cada situação, observamos a carência de informação entre o público adolescente.
Através de dinâmicas e rodas de conversas, vídeos e músicas realizamos uma reflexão sobre a valorização pela vida. Após cada ação, as demandas levantadas foram atendidas pelos profissionais de psicologia e dados seus seguimentos. Em conjunto com a equipe do CRAS realizamos roda de conversa juntamente com o público do Programa de Transferência Renda, levando informações para as famílias sobre a valorização da vida.