Intervenção Educativa em Saúde Mental na APS


Autor(es): , Fernanda Lúcia Capitano Baeza, Isaac Figueira Aquino, Laís Fukuta Machado, Ana Júlia Dagnoni, Luiz Gonçalves de Almeida Filho, Ricardo Góes, Paulo Rossi Menezes

UF/Cidade: São Paulo – Jaguariúna

|

Período: 03/2024 – 07/2024

Instituição/Serviço: FMUSP/Centro de Pesquisa e Inovação em Saúde Mental (CISM), Prefeitura Municipal de Jaguariúna e Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ)

Público: Gestores ou coordenadores do serviço, Trabalhadores e trabalhadoras da RAPS

Articulação RAPS: CAPS, Secretaria Municipal de Saúde e Centro de Especialidades Médicas


Resumo

Esse projeto é a implementação de uma intervenção educativa em Saúde Mental destinada aos profissionais da rede de atenção básica do município de Jaguariúna. Teve como um dos seus principais objetivos capacitar esses profissionais para atender as demandas de saúde mental que chegam até suas unidades de saúde e aumentar a resolutividade desses casos ainda na atenção básica. Essa proposta ocorreu diante da demanda de reduzir o alto índice de encaminhamentos do município para a atenção especializada em psiquiatria. Assim, para realizar essa capacitação, a intervenção educativa consistiu em 18 aulas remotas com frequência semanal sobre os diversos transtornos mentais existentes, abordando desde seu diagnóstico, manejo terapêutico, até critérios de encaminhamento e o fluxo do paciente dentro da rede de saúde do município.

Tais temas foram apresentados de forma didática, simples, facilitando a compreensão para os profissionais de saúde de forma que eles consigam utilizar esse conhecimento na prática. Com essa iniciativa de capacitação, nas primeiras semanas já foi possível perceber êxito na redução dos encaminhamentos da atenção básica para a especializada, cumprindo com o objetivo de promover maior resolução das demandas de saúde mental na atenção básica. Além disso, outros indicadores importantes sobre o cuidado em saúde mental no município também foram incluídos para serem mensurados e mostrarem possíveis pontos de atenção a serem abarcados nessa iniciativa de intervenção educativa.

Vídeo

Palavras-chave: atenção primária, capacitação em saúde mental, Educação continuada, implementação, Saúde Mental

Mantenha-se informado com as notícias e atualizações sobre o Nós na Rede e o campo da saúde mental.