Resumo
A linha de cuidado em saúde mental elaborada pela Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de Suzano/SP contempla a integração das várias ações desenvolvidas na rede de serviços, corresponsabiliza os gestores e os profissionais envolvidos desde a Atenção Primária a Saúde até a alta complexidade, exigindo a articulação com as demais redes intersetoriais, visando a atenção integral do usuário. Deste modo, ficam formalizados os fluxos, perspectivas de atuação nos diversos serviços da rede e o compromisso com a população de um cuidado em saúde mental ético e baseado em princípios do SUS e da reforma psiquiátrica.
Iniciou-se a atualização para a terceira edição da Linha de Cuidado da Rede de Atenção Psicossocial (LCRAP) municipal, como forma de abarcar as construções dos últimos anos, com previsão de publicação em diário oficial do município em 2025. Como resultado da formalização da LCRAP, há um maior respaldo para as proposições de ações, há maior garantia de uma continuidade no trabalho implementado – que busca compactuar com a reforma psiquiátrica -, é uma possibilidade de apresentação da rede para novos profissionais e outros atores, além de ser o registro que diz da nossa compreensão de cuidado em dado momento histórico.
Seguimos os ensinamentos de Nise da Silveira: “É necessário se espantar, se indignar e se contagiar. Só assim é possível mudar a realidade”. Nosso caminho é o da luta antimanicomial, pois continuam emergindo preceitos e práticas manicomiais em novas apresentações.