Resumo
As questões relativas a saúde mental no trabalho vem sendo disseminadas, além de serem muito importantes, já que estão diretamente ligadas aos índices de produtividade e ao bem-estar dos colaboradores. A saúde mental é um estado de bem-estar psicológico, que permite às pessoas lidarem com as tensões da vida, contribuir para a comunidade e trabalhar de forma mais eficiente e produtiva. Quando os trabalhadores apresentam problemas de saúde mental, o seu desempenho profissional é afetado, o que pode trazer transtornos a eles e à empresa.
Diante desta realidade, foi criado o Projeto Cuidar de quem Cuida. Uma vez por bimestre, é realizado um trabalho com as equipes da saúde da Estratégia Saúde da Família do Município de Fartura. Compreendemos hoje, que se o trabalhador não estiver se sentindo bem em suas necessidades, isto passará a refletir e interferir no atendimento que realiza. Neste trabalho, são abordados temas de autocuidado, motivacionais, técnicas da comunicação não violenta, técnicas da terapia cognitiva comportamental, dinâmicas de grupo, para sensibilizar e motivar os participantes, entre outros, com o objetivo de promover o autoconhecimento, valorização do profissional e por sua vez, a maior humanização no atendimento á população usuária do serviço de saúde.
A avaliação dos resultados, se dá através da melhora dos hábitos rotineiros, frequência e interesse nas atividades, melhora das relações familiares e sociais, melhora das condições emocionais no trabalho e redução dos conflitos nas relações interpessoais. Considerando os indicadores descritos, observa-se a adesão dos participantes e interesse para a continuidade dos grupos.