Capoeira no CAPS AD


Autor(es): Juliana Almeida de Moura, Thiago de Barros Souza

UF/Cidade: São Paulo – Assis

|

Período: Desde 04/2024

Instituição/Serviço: CAPS AD “Prof. Abílio da Costa-Rosa”

Público: Trabalhadores e trabalhadoras da RAPS, Usuários – adultos, Família/comunidade

Articulação RAPS: Consultório na Rua, CAPS II e CAPS IJ

Articulação com outros setores: Assistência Social (Projeto R.U.A), Escola de Capoeira Angola “Os Angoleiros do Interior”, Associação Brasileira de Apoio e Desenvolvimento da Arte Capoeira “ABADÁ CAPOEIRA” e Capoeiristas da comunidade e Angoleiros do Sertão


Resumo

Em abril de 2024, a Secretaria da Saúde inaugurou o CAPS AD “Prof Abílio da Costa Rosa”, ampliando a RAPS e fortalecendo o cuidado das pessoas em sofrimento psíquico relacionado ao uso de álcool e outras drogas. O CAPS AD conta com profissionais com experiência em capoeira, que construíram Oficinas Terapêuticas de Capoeira no serviço, importante espaço de integração entre usuários, trabalhadores, estagiários e capoeiristas da comunidade.

As atividades contam com musicalidade, movimentação de capoeira, rodas de conversa, trocas afetivas de experiências individuais e coletivas decorrentes desse processo sócio-histórico, incluindo trocas sobre uso de substâncias, redução de danos, abstinência e recursividade. A Capoeira enquanto produtora de saúde mental é potencializadora da retomada da própria história. As movimentações trazem memórias corporais e, com elas, o desejo pela retomada da saúde física e mental para sujeitos praticantes ou não da Capoeira. O trabalho conta com articulação de rede intersetorial, operando, em dados momentos, associado ao Consultório na Rua e também a movimentos culturais que ocorrem na cidade.

Palavras-chave: articulação intersetorial, capoeira, Reabilitação Psicossocial

Mantenha-se informado com as notícias e atualizações sobre o Nós na Rede e o campo da saúde mental.